segunda-feira, 30 de junho de 2014

CP_5 - Análise do filme: "Dancer In The Dark"

CP-5: Deontologia e Princípios Éticos
Análise do filme: “ DANCER IN THE DARK”
1.       Até que ponto a obstinação que conduzirá Selma a um trágico final é legitima.
Resposta: Quando Selma decidiu  emigrar para os E.U.A., era para poder pagar a operação do seu filho que sofre duma doença hereditária, trabalhando arduamente para conseguir juntar o dinheiro necessário a sua operação (cegueira do seu filho).
Para Selma a vida do seu filho é a coisa mais importante da sua vida. É uma mãe que defendeu o seu filho com a sua própria vida, ou seja, abdicando de continuar a viver, pois Selma foi condenada á morte.

2.       Eleger o dilema ético central do filme.
Resposta: O dilema ético central do filme, entre outros dilemas, é quando Selma tem de optar (já no interior da prisão), se quer ir em frente com o recurso à sua sentença de pena de morte, pagando com o dinheiro que é destinado à operação do seu filho ao advogado de defesa, abdicando da operação, pondo em causa a saúde do seu filho.
Pode-se eleger, na minha opinião, como dilema central do filme, o amor ao seu filho ou a sua indiferença.

3.       Dilemas éticos secundários.
Resposta: O realizador deste filme invoca uma crítica feroz ao sistema de saúde americano, à pena de morte, a um certo moralismo cínico e a uma sociedade profundamente desumanizada, sentimentos que vão da piedade à revolta.
O filme também transmite uma dureza psicológica, capaz de abalar os mais insensíveis.

4.       Conduta de Selma.
Resposta: Selma constrói o seu mundo através de musicais, que fantasia a realidade expressa em emoções, sonha com a felicidade dos musicais de Hollywood.
A conduta de Selma toca em dois pontos extremos: a simpatia dos vizinhos é substituída pela traição diabólica. O principal refúgio está nas pessoas que a rodeiam numa comunidade aparentemente marcada pela comunhão, partilha, e pela interajuda, especialmente para com a sua melhor amiga, Kathy.
A conduta de Selma não foi a mais correcta do ponto de vista ético. Apesar de concretizar o seu objectivo principal,a operação para evitar a cegueira do seu filho, colocou em causa a educação de um filho adolescente, não dando-lhe uma educação de mãe para filho, como todos os filhos merecem.


Sem comentários:

Enviar um comentário