quarta-feira, 2 de julho de 2014

(CLC - NÚCLEO GERADOR 5 – TIC) DR 1 – Cultura, Língua, Comunicação no Contexto Privado Tema: Comunicações Rádio

(CLC - NÚCLEO GERADOR 5 – TIC)
DR 1 – Cultura, Língua, Comunicação no Contexto Privado
Tema: Comunicações Rádio

ATIVIDADE - 1
Desenvolver, com base na experiência pessoal e no conhecimento que temos acerca dos telemóveis, os seguintes aspetos: 
- Funcionalidades
- Uso pessoal
- Vantagens do uso do telemóvel           

Uma das vantagens do telemóvel é a possibilidade de estamos sempre contactáveis, comunicar em tempo real, com possibilidades de visualizar imagens, sem estar pendente de fios. Se, na altura do seu aparecimento, o telemóvel apenas dava para receber/fazer chamadas, mandar mensagens e pouco mais, hoje em dia está ergonómico e com um número vasto de funcionalidades e aplicações: Câmara fotográfica, câmara de vídeo, rádio, Internet, etc.
A principal vantagem do telemóvel é a de que eles nos tornam a vida mais facilitada, possibilitando-nos comunicar atrasos, pedir ajuda em caso de avaria na estrada e permite aos pais ter contacto imediato aos seus filhos daí optarem por comprar a primeiro telemóvel para os seus filhos entre os 7 e os 10 anos.



Comentário da imagem-cartoon

O telemóvel para este senhor faz parte do estatuto social.
O cartoonista faz uma crítica sobre a importância excessiva do telemóvel numa sociedade de aparências, o parecer bem, sem o sê-lo.


Desvantagens/Perigos do uso do telemóvel. Alguns dos efeitos do uso do telemóvel na saúde humana.

A desvantagem do telemóvel está no uso excessivo deste, que destrói as relações interpessoais, o diálogo entre as famílias e prejudica a saúde, em especial o desenvolvimento cerebral, devido às radiações que estes imitem.
Praticamente todas as crianças e adolescentes usam o telemóvel, com muito mais frequência do que os adultos, para jogar e falar com os amigos que, por vezes, estão mesmo ao seu lado. Passam mais tempo a enviar mensagens através do telemóvel do que a falar propriamente com a família criando, por isso, uma forma de linguagem. Usando abreviaturas, símbolos e códigos que só eles entendem. Muitas das vezes utilizam-no nas aulas, causando falta de concentração, gerando conflitos e indisciplina.
Por ser um equipamento multifuncional, o telemóvel acaba por ter um uso excessivo e desequilibrado, criando, na maioria das pessoas, uma dependência, quase doentia. A facilidade com que ase pode registar imagens e divulgá-las em tempo real para todo o mundo, acarreta muitos problemas de ordem social, tais como a perda de privacidade.


Redigir um texto a partir de “A minha vida sem telemóvel…” (Como seria a nossa vida? Como comunicávamos?)
Seria um grande aborrecimento, ter que voltar outra vez, andar a correr para casa atender uma chamada dum amigo, um familiar, que ficou de ligar a uma certa hora, esperar tempos infinitos que alguém me liga-se para saber notícias da família que se encontra no estrangeiro, quando o meu carro avariava numa estrada, sem saber o que fazer e andar km´s sem fim, para encontrar uma estação de serviço ou uma cabine telefónica, a fim de entrar em contacto com a companhia de seguros, para resolver o meu problema, seria muito complicado.
Tive o meu primeiro telemóvel aos 23 anos, como prenda de anos. Desde então, nunca mais fiquei sem este aparelho que veio revolucionar o mundo. Mas quando por algum motivo técnico de avaria, fico sem telemóvel, eu posso afirmar, é como se tivesse perdido algo de muito importante
No início, só utilizava o telemóvel para falar com amigos, familiares, quando era necessário, pois os planos tarifários nessa altura, ainda eram muito caros! Hoje em dia, não posso viver sem ele, utilizo-o para várias finalidades, tais como: tirar fotografias, ouvir música, fazer vídeos, enviar mensagens, consultar o e-mail pessoal, etc.
Em conclusão, atualmente não poderia viver sem o telemóvel.














ATIVIDADE - 2

Resumir a informação contida no artigo, seguindo as regras do resumo do anexo 1.
    O primeiro envio de mensagem de texto para um telemóvel foi feito a partir dum computador a 23 de julho de 1992, e a primeira entre telemóveis foi a 3 de dezembro desse ano.
    Inicialmente era usado como um sistema paralelo de alerta para o utilizador do telemóvel, avisos de problemas de rede. Não admira que o SMS só tenha aparecido comercialmente a partir de 1999, quando as operadores permitiram a circulação livre de SMS´s entre operadores.
    Em 1985 foi delineado e integrado nas especificações da norma GSM, que as redes de telemóveis europeias utilizam.
   A empresa Acision assume ter criado o primeiro sistema de mensagens, sendo a mesma, que assegura metade do tráfego global de mensagens. Ao início apenas conseguia gerir dez envios por segundo, só em 1999, se atingiu os 500 envios por segundo. Em 1995, a média de envio por utilizador era de 0,4, que subiu para 35 em 2000. Já em 2001, atingiram-se 250 mil milhões de mensagens enviadas, enquanto a GSM (Global System for Mobile Communications) apontava para 500 milhões de utilizadores e, segundo a ITU (União Internacional das Telecomunicações), ultrapassou-se os 80 milhões de Dólares de faturação em 2006. Atualmente são processados 7 mil milhões de mensagens por dia, atingindo-se 16 mil mensagens por segundo.


Ouvir o programa “Mundo Novo” da rádio TSF sobre o SMS.
   
    -Utilizadores; Foi um canal criado e pensado inicialmente numa faixa etária jovem, mas hoje em dia é utilizado por todos. É um canal em termos comerciais fantástico. O Estado relaciona-se com o cidadão através de SMS, ex.: as Finanças. A informação das empresas chega-nos através de SMS.

-Tipos de utilização a nível mundial; Na Indonésia, a regulação do preço do peixe, por parte dos pescadores, compradores e autoridades, estão ligados através duma rede de SMS, quando o peixe chega á lota, tem um preço já estipulado.
Um outro exemplo, na América do Sul, os doentes com algumas doenças raras, que estão em lugares distantes das cidades, estão ligados com médicos através de SMS.

-Vantagens; Os SMS´s têm planos tarifários apetecíveis. É um imenso canal com imensas potencialidades. Um canal paralelo a todos os outros canais de comunicação. Uma ferramenta extremamente simples de utilizar por todos. Quando se sabe algo de novo, não se telefona, envia-se um SMS, ficando mais barato a nível de preço. Todos os telemóveis têm esta função. Canal barato e rápido e muito simples de entender, e adapta-se a todas situações das nossas vidas.








ATIVIDADE – 3

Apresenta uma lista de alguns símbolos / códigos utilizados nas mensagens de telemóvel e indique o seu significado (apresenta também alguns exemplos em inglês).
Tenho de assumir que estou desatualizadíssimo no que diz respeito aos termos, expressões, vícios de linguagem, etc, usados pelos jovens de hoje em dia em relação aos SMS.
Assim, para obter as informações solicitadas, procurei junto dos mais jovens os símbolos que utilizam no dia a dia nas suas comunicações escritas no telemóvel.

Exemplos:
Hoje está sol LOL
O prof chegou atrasado LOL
Que dia tão chato LOL

LOL – em chat ou SMS’s – Ponto Final

Vai ver se tou on-line = Vai ver se chove

Hehaueuaulouaeuaueiaoiu – concluiu que significa que se riam

Os espanhóis, utilizam outro termo para significar riso – jejejejejejejej…..

Usam muito o “puto”, “tipo”, “tás a ver”, etc….
Puto= identificação

Arranjar um emprego pra vida= trabalhar mais de 6 meses seguidos

Mayar= falhar

Bote= carro

Bike= bicicleta

Top= o melhor/top



Referir símbolos mais utilizados por mim.

Não utilizo símbolos ou códigos, no máximo abreviaturas.




ATIVIDADE – 4

Com base no exemplo da função fática e nas características listadas na grelha sobre o código oral (anexo 2), registe algumas das marcas típicas das conversas telefónicas presentes no seguinte vídeo dos Gato Fedorento.
Exemplos:
“Tou?”
“Está?”
“Quem?”
“Sim.”
“Tá.”
“Ouviste?”
“Pronto.”

    





Sem comentários:

Enviar um comentário