terça-feira, 8 de julho de 2014

STC_7-Alergias ou Intolerâncias Alimentares

UC_7 – Saberes fundamentais
Competência: Recorrer a processos e métodos para atuar em diferentes domínios da vida social.

Proposta de Trabalho N.º 2

Artigo: “ALERGIAS OU INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES?

Após a escolha de um artigo relativo à Ciência/Tecnologia, procurar dar respostas às seguintes solicitações:

1.       Justificação da escolha do artigo.
Esta minha escolha, tem a ver com a importância da nutrição que é um dos principais e determinantes fatores da saúde e do bem-estar do ser humano. Este tema aborda assuntos importantes, na minha opinião, os hábitos alimentares no conhecimento e na deteção de alimentos potencialmente alérgicos ou intolerantes ao ser humano, com a finalidade de ter uma vida saudável.


2.       Situar o texto:
Ø  O que o artigo aborda;
Este artigo aborda o conhecimento das alergias e intolerâncias alimentares no ser humano. Identifica os sintomas e quais os alimentos potencialmente alérgicos quando ingeridos incorretamente na alimentação de um individuo quando este pensa que está a fazer uma alimentação correta do ponto de vista nutricional, mas que pode estar a ingerir alimentos que o organismo humano não tolera.
Este artigo também aborda, a deteção e dar ao conhecimento os métodos de despistagem no tratamento a reações alérgicas do organismo, como é o caso na recolha de sangue para a análise, quer de técnicas mais elaboradas, a bio ressonância elétrica.
Este artigo refere também quais os sintomas associados à intolerância alimentar que são: digestivos; dermatológicos; psicológicos; neurológicos; respiratórios. Identificar quais os alimentos que o organismo encontra dificuldades em digerir um determinado componente do alimento. A intolerância mais comum é a lactose do leite, mas existem outros alimentos que podem provocar alergias e intolerâncias alimentares, como é ocaso dos ovos, nozes, marisco, chocolate, e alguns tipos de fruta.
Existem também diferenças entre alergia alimentar e intolerância alimentar.
A alergia alimentar é uma reação imunológica mediada por enzimas específicas que ocorre após a ingestão ou contacto com determinados alimentos, as manifestações são geralmente imediatas.
Na intolerância alimentar há formação de anticorpos dirigidos contra proteínas de alimentos. O organismo não consegue digerir completamente alguns alimentos, devido a uma deficiência enzimática do sistema digestivo.

Ø  Público que está direcionado;
Este artigo está direcionado ao público em geral, mas mais especificamente às pessoas com alergias e intolerâncias alimentares, aos indivíduos que pensam que estão a fazer uma alimentação correta, mas do ponto de vista nutricional podem estar a ingerir alimentos que os eu organismo não tolera.

Ø  Definir os objetivos do artigo;
Os objetivos deste artigo são alertar e dar ao conhecimento às pessoas com possíveis sintomas de alergias e intolerâncias alimentares, como identificar esses sintomas e como proceder para os evitar a fim de detetar e agir ao tratamento nas reações adversas do organismo para que o individuo tenha uma vida saudável e de bem-estar.

3.       Procurar sintetizar a relevância e a atualidade do tema explorado.
As alergias e as intolerâncias alimentares são doenças caracterizadas pelo aparecimento de reações adversas após o consumo de um determinado alimento que influência o sistema imunitário de um individuo. O organismo identifica parte do alimento como substância estranha ou ameaçadora que precisa ser eliminada através de mecanismos de defesa, de maneira semelhante quando é invadido por agentes causadores de doenças (bactérias e vírus).
Os transtornos alimentares são bastantes comuns na sociedade de hoje, devido à composição dos nutrientes em alimentos não muito saudáveis e causadores de alergias alimentares, sobretudo nas crianças e jovens. As consequências para a saúde são muito graves, seja a nível físico seja a nível psicológico.

4.       Infira quais as técnicas de recolha de dados para a elaboração do artigo.
As técnicas de recolha de dados para a recolha deste artigo, baseia-se na recolha de sangue capilar ou venoso, quer de técnicas mais elaboradas de bio ressonância elétrica que permite avaliar sem dor, de uma forma mais ou menos fiável as reações do nosso organismo no contato com certos alimentos.
O diagnóstico das alergias alimentares na identificação dos alimentos suspeitos através de um rastreamento, incluindo a descrição dos sintomas e fazer uma lista de alimentos potencialmente envolvidos e da quantidade necessária para determinar o tipo de reação alérgica.  







Sem comentários:

Enviar um comentário