sexta-feira, 18 de julho de 2014

CP_4 - Núcleo gerador 4: Processos Identitários - Formas de Discriminação

ATIVIDADE N.º 2: Formas de Discriminação

1.       Distinga “discriminação” de “preconceito”.
A discriminação é o ato de considerar que certas características que uma pessoa tem são motivos para que sejam vedados direitos que os outros têm. Numa palavra, é considerar que a diferença implica diferentes direitos.
Para facilitar a explicação dou um exemplo de discriminação: o racismo. Esta é a perspectiva que afirma que uma pessoa por ser de determinada cor, preta, branco, etc. deve ter direitos diferentes daqueles que são de outra cor.
Discrimina-se de várias formas, tais como: por doença; orientação sexual; aparência; etnia; opção religiosa, entre outras formas de discriminação.
Assim, a discriminação é uma ação direta perante uma outra pessoa.

Preconceito é uma postura ou uma ideia pré-concebida, uma atitude de perturbação mental a tudo aquilo que foge dos padrões de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial; social; e sexual.
Por exemplo, o preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de carácter, inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito leva à discriminação e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.

2.       Indique o termo usado para “discriminação etária”.
O termo usado é o etaísmo.

3.       A discriminação por idade está geralmente associada a duas faixas etárias especificas.

a)      Identificar essas duas faixas etárias.
Adolescentes e Terceira Idade.

b)      Como é que esses grupos são rotulados pela sociedade.
Os adolescentes são rotulados de características estereotipadas de imaturos, insubordinados e irresponsáveis.
As pessoas de terceira idade são rotuladas de vagarosos, fracos, dependentes e mentalmente muito débeis.

4.       Indique diferentes formas/tipos de discriminação.
A discriminação, engloba vários tipos e formas, como por exemplo, a discriminação social, racial, religiosa, étnica e sexual.

5.       Defina estereótipo social.
Estereótipo social são crenças socialmente compartilhadas a respeito dos membros de uma categoria social, que se referem a suposições sobre a homogeneidade de um grupo e aos padrões comum de comportamento dos indivíduos que pertencem a um mesmo grupo social. Sustentam-se em teorias implícitas sobre os fatores que determinam os padrões de conduta dos indivíduos, cuja expressão mais evidente encontra-se na aplicação de julgamentos em suposições sobre a existência de essências ou traços psicológicos intercambiáveis entre os membros de uma mesma categoria social.

6.       Apresente dois estereótipos positivos e dois negativos.
Um estereótipo positivo é Portugal ser conhecido pela sua boa gastronomia. Um outro estereótipo positivo são os bombeiros, que são conhecidos por soldados da paz e sua missão é salvar vidas humanas.

Um estereótipo negativo são as pessoas idosas, em que os preconceitos envolvem geralmente em crenças, de que o envelhecimento torna as pessoas senis, inativas, fracas e inúteis. Um outro estereótipo negativo, são os funcionários públicos que são rotulados de trabalharem pouco.

7.       Exponha um exemplo quotidiano de discriminação social.
Dou o exemplo dos desempregados em Portugal.
O desemprego atualmente é um dos maiores fatores de discriminação social que se conhece. O desemprego provoca um grande impacto na sociedade, origina pobreza, perda de auto-estima, rotina diária, desagregação da vida familiar, incluindo os divórcios, comportamentos anti-sociais, incluindo roubos, tráfico e vandalismo. É um problema social que não resulta exclusiva de incapacidade ou de erros individuais, mas sobretudo das mudanças económicas, sociais e tecnológicas ocorridas na sociedade nos últimos anos.
Deste modo, estas pessoas são postas à margem da sociedade, sofrendo uma forte discriminação social nos dias de hoje.

8.       Quais as consequências da discriminação e do preconceito social.
A discriminação e o preconceito sociais assumem muitas formas, desde insultos a violência, passando pela negação de bens e serviços básicos e outros direitos. As pessoas vítimas de discriminação podem ser prejudicadas na obtenção de emprego, dificuldades no acesso à educação, habitação e serviços de saúde adequados. Os vários grupos discriminados e vítimas de preconceito sociais podem ver-lhe negados os seus direitos de participar na vida pública, de se associar livremente, de praticar a sua religião ou de manter a sua identidade cultural. A discriminação no sistema de justiça manifesta-se na negação do direito a um julgamento justo ou na maior probabilidade de determinados grupos serem vítimas de tortura e maus tratos.
A discriminação baseia-se na negação da diferença e é o resultado da falta de respeito pela dignidade e igualdade de valor inerentes a todos os seres humanos.
Os Direitos Humanos não podem ser cumpridos, quando são negados ou limitados com base na cor da pele, origem étnica, religião, género, idade, identidade de género e deficiência física.

9.       Quais os fatores que podem contribuir para a mudança de atitudes.
Enumero três fatores, entre outros, que podem contribuir para a mudança de atitudes são: a introdução e a aplicação efetiva de legislação anti-discriminação a nível regional e nacional; atuar contra políticas e práticas discriminatórias e pela introdução de medidas de promoção da igualdade de tratamento numa série de áreas prioritárias; combate dos preconceitos que estão na base da discriminação.

10.   Apresentação de um slogan contra a discriminação.


Caixa de texto: O PERCONCEITO AFASTA
E O RESPEITO UNE.
 
























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