terça-feira, 8 de julho de 2014

CP_1: Liberdade e Responsabilidade Democráticas

Comunidade Global:
·         A União Europeia


ATIVIDADE Nº2

1.       Completar a legenda com o nome dos países e respetivas capitais.

1.       Bélgica/Bruxelas
2.       Alemanha/Berlim
3.       França/Paris
4.       Itália/Roma
5.       Luxemburgo/Cidade do Luxemburgo
6.       Holanda/Amesterdão
7.       Dinamarca/Copenhaga
8.       Irlanda/Dublin
9.       Reino Unido/Londres
10.   Grécia/Atenas
11.   Espanha/Madrid
12.   Portugal/Lisboa
13.   Áustria/Viena de Áustria
14.   Finlândia/Helsínquia
15.   Suécia/Estocolmo
16.   Estónia/Tallinn
17.   Letónia/Riga
18.   Lituânia/Vilnius
19.   Polonia/Varsóvia
20.   República Checa/Praga
21.   Eslováquia/Bratislava
22.   Hungria/Budapeste
23.   Eslovénia/Liubliana
24.   Malta/Valetta
25.   Chipre/Nicósia
26.   Roménia/Bucareste
27.   Bulgária/Sófia
28.   Croácia/Zagreb


2.       Complete:
a)      Apelidos dos políticos que, em 1951, apresentam propostas concretas param a união dos países da Europa.
Jean Monet, Robert Schumann.
b)      Sigla da 1ª Comunidade europeia.
CECA (Comunidade europeia do carvão e Aço).
c)       Países que integram essa organização.
França, Itália, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.
d)      Produtos cuja produção foi colocada sob uma autoridade comum.
Foi o Carvão e o Aço.
e)      País da União Europeia com maior nº de habitantes.
Alemanha
f)       País da União Europeia com nº de habitantes.
Malta.

3.       Referir e explicar os símbolos da união europeia.
A Bandeira da União Europeia- o círculo das estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os ovos da Europa. As estrelas são 12, porque tradicionalmente constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade.
O Hino Europeu- é um hino de toda a europa. A música é extraída da 9ª Sinfonia de Beethoven composta em 1823. Representa a humanidade se une pela fraternidade.
O Dia da Europa- as ideias na base U.E. foram pela primeira vez formuladas em 9 de Maio de 1950 pelo Ministro de Negócios Estrangeiros Francês Robert Schumann. É uma data importante para a Europa.
Lema: “Unidade na diversidade”. Significa que os europeus consideram.



4.       Definir os objetivos dos seguintes programas, iniciativas e processos em a U.E. participa:
a)      Processo de Bolonha;
É uma declaração que foi assinada em junho de 1999 e define um conjunto de etapas e de passos a dar pelos sistemas de ensino superior europeus no sentido de construir um espaço europeu de ensino superior globalmente humanizado. É um documento assinado por 29 países europeus.
Alguns objetivos pretendidos:
- Promover entre os cidadãos europeus a empregabilidade e a competitividade internacional do sistema europeu do ensino superior europeu.
- Promover a mobilidade dos estudantes europeus.

b)      Cumenius;
É um programa europeu que usa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário. Tem como objetivos: Desenvolver o conhecimento e sensibilizar os jovens e o pessoal educativo para a diversidade e para o valor das culturas e das línguas europeias. Ajuda os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas da vida.

c)       Erasmus;
O programa Erasmus foi estabelecido em 1987, é um programa de apoio interuniversitário de mobilidade de estudantes e docentes do ensino superior entre estados membros da União Europeia e estados associados, que permite a alunos que estudem noutro país por um período entre 3 a 12 meses.

d)      Europass;
É um documento para registo de conhecimentos e competências profissionais válidos para toda a Europa. É um modelo de documento que serve de base para o Curriculum Vitae.

e)      Grundtvig;
Dirige-se ás necessidades de ensino e de aprendizagem dos intervenientes em todas as formas de educação de adultos. Promove a cooperação através de projetos de parceria, workshops, períodos de assistência e de formação de adultos nos 28 membros da União Europeia.

f)       Leonardo da Vinci;
É um programa de formação profissional especifica no estrangeiro. Ajuda estudantes, estagiários internacionais em empresas ou centros de formação. Está aberto a profissionais ou membros de organizações especializadas na formação profissional.

g)      Programa Juventude para a Europa;
É um programa que se destina a jovens entre os 13 e 30 anos residentes na União Europeia e fora desta.
Alguns objetivos:
- Promover a cidadania ativa e europeia dos jovens;
- Despertar o espirito de solidariedade e de tolerância;
- Incentivar á cooperação mútua entre os jovens;
- Contribuir para a qualidade dos sistemas de apoio ás atividades dos jovens;
- Fomentar a cooperação europeia em matéria de políticas de juventude.














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