Comunidade
Global:
·
A União Europeia
ATIVIDADE Nº2
1. Completar a legenda com o nome dos países e
respetivas capitais.
1.
Bélgica/Bruxelas
2.
Alemanha/Berlim
3.
França/Paris
4.
Itália/Roma
5.
Luxemburgo/Cidade do Luxemburgo
6.
Holanda/Amesterdão
7.
Dinamarca/Copenhaga
8.
Irlanda/Dublin
9.
Reino Unido/Londres
10.
Grécia/Atenas
11.
Espanha/Madrid
12.
Portugal/Lisboa
13.
Áustria/Viena de Áustria
14.
Finlândia/Helsínquia
15.
Suécia/Estocolmo
16.
Estónia/Tallinn
17.
Letónia/Riga
18.
Lituânia/Vilnius
19.
Polonia/Varsóvia
20.
República Checa/Praga
21.
Eslováquia/Bratislava
22.
Hungria/Budapeste
23.
Eslovénia/Liubliana
24.
Malta/Valetta
25.
Chipre/Nicósia
26.
Roménia/Bucareste
27.
Bulgária/Sófia
28.
Croácia/Zagreb
2. Complete:
a)
Apelidos
dos políticos que, em 1951, apresentam propostas concretas param a união dos
países da Europa.
Jean Monet,
Robert Schumann.
b)
Sigla
da 1ª Comunidade europeia.
CECA
(Comunidade europeia do carvão e Aço).
c)
Países
que integram essa organização.
França,
Itália, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.
d)
Produtos
cuja produção foi colocada sob uma autoridade comum.
Foi o
Carvão e o Aço.
e)
País
da União Europeia com maior nº de habitantes.
Alemanha
f)
País
da União Europeia com nº de habitantes.
Malta.
3. Referir e explicar os símbolos da união
europeia.
A Bandeira da União Europeia- o círculo
das estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os ovos da
Europa. As estrelas são 12, porque tradicionalmente constitui um símbolo de
perfeição, plenitude e unidade.
O Hino Europeu- é um hino de toda
a europa. A música é extraída da 9ª Sinfonia de Beethoven composta em 1823.
Representa a humanidade se une pela fraternidade.
O Dia da Europa- as ideias na base
U.E. foram pela primeira vez formuladas em 9 de Maio de 1950 pelo Ministro de
Negócios Estrangeiros Francês Robert Schumann. É uma data importante para a
Europa.
Lema:
“Unidade na diversidade”. Significa que os europeus consideram.
4. Definir os objetivos dos seguintes
programas, iniciativas e processos em a U.E. participa:
a)
Processo
de Bolonha;
É uma
declaração que foi assinada em junho de 1999 e define um conjunto de etapas e
de passos a dar pelos sistemas de ensino superior europeus no sentido de
construir um espaço europeu de ensino superior globalmente humanizado. É um
documento assinado por 29 países europeus.
Alguns
objetivos pretendidos:
- Promover
entre os cidadãos europeus a empregabilidade e a competitividade internacional
do sistema europeu do ensino superior europeu.
- Promover
a mobilidade dos estudantes europeus.
b)
Cumenius;
É um
programa europeu que usa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da
educação desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário. Tem como
objetivos: Desenvolver o conhecimento e sensibilizar os jovens e o pessoal
educativo para a diversidade e para o valor das culturas e das línguas
europeias. Ajuda os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas da
vida.
c)
Erasmus;
O programa
Erasmus foi estabelecido em 1987, é um programa de apoio interuniversitário de
mobilidade de estudantes e docentes do ensino superior entre estados membros da
União Europeia e estados associados, que permite a alunos que estudem noutro
país por um período entre 3 a 12 meses.
d)
Europass;
É um
documento para registo de conhecimentos e competências profissionais válidos
para toda a Europa. É um modelo de documento que serve de base para o
Curriculum Vitae.
e)
Grundtvig;
Dirige-se
ás necessidades de ensino e de aprendizagem dos intervenientes em todas as
formas de educação de adultos. Promove a cooperação através de projetos de
parceria, workshops, períodos de assistência e de formação de adultos nos 28
membros da União Europeia.
f)
Leonardo
da Vinci;
É um
programa de formação profissional especifica no estrangeiro. Ajuda estudantes,
estagiários internacionais em empresas ou centros de formação. Está aberto a
profissionais ou membros de organizações especializadas na formação
profissional.
g)
Programa
Juventude para a Europa;
É um
programa que se destina a jovens entre os 13 e 30 anos residentes na União
Europeia e fora desta.
Alguns
objetivos:
- Promover
a cidadania ativa e europeia dos jovens;
- Despertar
o espirito de solidariedade e de tolerância;
-
Incentivar á cooperação mútua entre os jovens;
-
Contribuir para a qualidade dos sistemas de apoio ás atividades dos jovens;
- Fomentar
a cooperação europeia em matéria de políticas de juventude.
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