terça-feira, 8 de julho de 2014

STC_7-Fundamentos

UC_7: Fundamentos
Tema: Leis e Modelos Científicos – Universo: constituição e interação
SOCIEDADE
ATIVIDADE 1
1.       Identificar os diferentes modelos de sociedade.
Existem 5 tipos de sociedade, que são:
- Sociedades Tribais;
- Sociedade Esclavagista;
- Sociedade Feudal ou Feudalismo;
- Sociedade Capitalista ou Capitalismo;
- Sociedade Socialista ou Socialismo.

2.       Explicar as características de cada um desses modelos de sociedade.
Sociedade Tribal:
É uma sociedade em que os indivíduos viviam juntos para garantir a sobrevivência de todos. Estes agrupamentos dedicavam-se á procura nómada de alimentos e instalavam-se de forma provisoria em caravanas e acampamentos.
Depois surgiram-se os primeiros proprietários da terra, que dominavam a economia tribal. Estas tribos eram agrupamentos de indivíduos ligados por laços de parentesco. A sua permanência em espaços circunscritos limitava o acesso às fontes alimentares, basicamente caça, pesca, apanha de frutos e raízes. A necessidade de ampliar as reservas alimentares levou á atividade agrícola e passou a ser a agricultura e a pastorícia, as principais fontes de subsistência.

Sociedade Esclavagista:
A sociedade esclavagista surgiu quando a propriedade da terra passou a ser posse de pessoas. O seu fundamento era na possibilidade de cada pessoa ser capaz de produzir mais que o necessário para a sua própria sobrevivência, ou seja havia um excedente passível de ser apropriado por outro. O processo de riqueza acentuou-se e algumas famílias tornaram-se mais ricas com o uso da mão-de-obra dos escravos, que era muito barata e abundante na época.



Sociedade Feudal:
O sistema feudal baseava-se na existência de 3 classes, a nobreza, o clero, e o povo que estava divido em artesões e comerciantes e na base desta sociedade, os servos, que eram na sua maioria descendentes de antigos escravos ou camponeses arruinados. Este modelo surgiu com a necessidade de uma maior produtividade, uma vez que o modelo de trabalho escravizado declinou devido á inexistência de estímulos para que o trabalhador escravo executasse funções mais complexas que lhe eram exigidas.

Sociedade Capitalista:
O capitalismo é um sistema económico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos, decisões sobre oferta, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelos governos dos países, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.
Assim, o capitalismo, define-se como um sistema onde todos os meios de produção são de propriedade privada.

Sociedade socialista ou socialismo
O Socialismo define-se como um modelo de sociedade de várias teorias de organização e económica, invocando a administração pública e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção, e distribuição de bens de consumo e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios (não existem classes sociais diferenciadas) para todas as pessoas, com um método igualitário de compensações. Hoje em dia, as teorias socialistas são partes de posições de esquerda politica, relacionadas com as atuações de Estado de bem-estar social para todos os indivíduos.

3.       Relacionar as transições dos modelos de sociedade com processos tecnológicos, económicos, culturais e políticos.
As primeiras sociedades e civilizações começaram com o Homo Habilis, onde estes indivíduos construíram instrumentos de pedra lascadas e caçavam em grupo. O Homo Erectus desenvolveu novos progressos técnicos, utilização de machados de pedra e o domínio do fogo. O Homo Sapiens e Homo Sapiens Sapiens desenvolveram a atividade agro-pastoril que consistia na recolha dos bens que a natureza oferecia (caça, pesca, frutos, etc.) e o nomadismo. Aumento dos instrumentos de pedra lascada. Estas atividades passaram a exigir cooperação e esforço coletivo que deu origem á vida em Sociedade.
Na sociedade Agro-pastoril, os homens eram caçadores, pescadores. Esta forma de vida ainda agora existe entre os Esquimós.
Na sociedade Nómada, os homens aprenderam a domesticar os animais e passaram a sustentar as suas famílias cada vez mais numerosas. Quando os recursos se esgotavam ou o clima se tornava adverso, abandonavam o local que se tinham fixado.
Na sociedade Agrícola, torna-se necessária uma maior coordenação entre um crescente número de pessoas. Surgem novas profissões; carpinteiro, ferreiro, pedreiro. Surgem novos tipos de relacionamento, os artífices e lavradores, donos de terra e arrendatários, senhores e escravos. Tornou-se necessária a criação de um Governo com Leis e Direitos. Esta fase está associada ao feudalismo que foi um modo de organização social e politico baseado nas relações servo-contratuais. Os senhores feudais obtinham as terras, os camponeses trabalhavam nelas e em troca recebiam o direito de terra para morar e proteção.
Assim, deste modo, aparece a sociedade capitalista, as cidades e os portos marítimos passam a ser o centro de coordenação muito elevada de relações económicas que visa o lucro. Os benefícios são muitos e as relações sociais atingem uma complexidade complicada.
Esta nova sociedade surge o regime democrático e os direitos individuais.
A comunidade de seres humanos livres torna-se possível.

ATIVIDADE 2

1.       Definir:
a.       Agentes de socialização:
- A família na influência na vida do ser humano desde o nascimento e por um longo período de sua vida.
- A escola, ensina as crianças como lidarem com a sociedade, mostra que na escola todos são todos tratados igualmente.
- Os grupos de status, colaboram para aumentar a importância da socialização na vida do ser humano.
- Os meios de comunicação de massa, acreditam nos seres humanos que podem influenciar de uma forma positiva ou negativa na socialização do ser humano. Ex.: as séries de televisão, filmes de super-heróis.
-Os grupos de referência, são aqueles que formados por artistas ou pessoas que se destacam de uma forma significativa na sociedade em que vivem e influenciam o comportamento dos indivíduos.

b.      Grupos sociais:
É um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como um conjunto de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitem direitos e obrigações como sócios de um grupo e compartilham uma identidade comum.

c.       Instituições sociais:
São organizações que controlam o funcionamento da sociedade, os indivíduos, mostram-se de interesse social uma vez que refletem experiências quantitativas e qualitativas dos processos socioeconómicos. Organizadas sobre regras e normas, visam á coordenação das interações entre os indivíduos e entre estes e suas respetivas formas organizacionais. Exemplos de instituições, o casamento, a família, partidos políticos, a escola, a igreja.

d.      Interação social:
A interação social é uma modificação de comportamento nos indivíduos envolvidos, como resultante do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Os contatos sociais e a interação, constituem condição humana. Os indivíduos se socializem através dos contatos e da interação social.
A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro.

2.       Analisar a sociedade como uma rede de agentes, grupos e instituições em permanente interação social.
As relações sociais formam a base da estrutura social. Neste sentido, ou as relações sociais são o objeto básico da análise das Ciências Sociais.
Investigações fundamentais sobre a natureza das relações sociais são encontradas nos trabalhos da Sociologia Clássica.
Segundo Weber: “A relação social diz respeito á conduta de múltiplos agentes que se orientam reciprocamente em conformidade com um conteúdo específico do próprio sentido das suas ações. Na ação social, a conduta do agente está orientada significativamente pela conduta de outro ou outros, ao passo que na relação social a conduta de cada qual entre múltiplos agentes envolvidos orienta-se por um conteúdo de sentido reciprocamente compartilhado”.
Assim, Weber, a relação social seria uma conduta de indivíduos, reciprocamente orientada e dotada de sentido partilhado pelos diversos agentes de determinada sociedade.
As relações sociais são formadas, portanto de várias ações sociais motivadas por um mesmo conjunto de significados. A relação social é o sentido compartilhado da ação. As relações sociais podem estruturar comportamentos regulares ou conformar-se numa “estrutura partilhada de relações sociais”, materializando-se em instituições particulares, tais como, a família e o código civil.



























    










Sem comentários:

Enviar um comentário