sexta-feira, 18 de julho de 2014

CP_4 - Núcleo gerador 4: Processos Identitários - Fundamentação dos princípios de conduta na relação como o “outro”

TEXTO 1

Ø  O termo raça tende a ser substituído pelo conceito de étnia
Ø  Atualmente, fala-se numa só raça, a raça humana e de diferentes grupos étnicos.

Ø  Os grupos étnicos caracterizam-se por:
Um grupo de pessoas que se identificam umas com as outras, ou são identificadas por pessoas fora desse grupo, assentes em aspetos culturais semelhantes, físicos ou ambas, ou seja, um conjunto de pessoas que convivem umas com as outras e que têm as mesmas características físicas, os mesmos costumes e usos, são denominados de grupos étnicos.

Ø  O que entende por racismo?
O racismo é um tipo de preconceito associado às raças, às etnias ou às características físicas, visto que as pessoas denominadas racistas baseia-se na ideologia de superioridade, ou seja, este tipo de comportamento assinala que algumas raças ou étnias são superiores às outras, seja pela cor da pele, pensamentos, opiniões, crenças, inteligência, cultura ou caracter.
Pode-se comprovar o racismo através de muitos momentos ao longo da História Mundial, como por exemplo: a escravatura, o nazismo, o imperialismo.

Ø  Defina xenofobia.
A xenofobia pode-se definir como um medo não pensado, aversão ou uma profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país.
O termo é de origem grega e forma-se a partir das palavras “xenos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo).

·                Apresente a ideia central do texto.
A ideia central do texto dá uma breve noção e explicação que existe raças ou etnias superiores a outras raças é um mito. Não existem raças superiores ou inferiores, mas sim, tipos de cultura diferentes com as suas características próprias que todos nós enquanto seres inteligentes compreendemos a respeitar as diferenças dos outros, apesar de sermos diferentes. Aceitar a cultura diferente e compreende-la é um fator essencial para nós ocidentais.

Texto 2

“A Intolerância é mais grave que a Indiferença”. Justificar a afirmação.
Definindo o conceito de Intolerância, Intolerância é uma falta de respeito pelas práticas e convicções do outro. Aparece quando alguém recusa deixar outras pessoas agirem de maneira diferente e terem opiniões diferentes. A Intolerância pode conduzir ao tratamento injusto de certas pessoas em razão das suas convicções religiosas, sexualidade ou mesmo da maneira de vestir ou de pentear. A Intolerância não aceita a diferença. Está na base do racismo, da xenofobia e da discriminação.
A Intolerância pode conduzir à violência.
Enquanto a Indiferença é um comportamento de alguém que não demonstra preocupações, comporta-se de uma forma indiferente face a algo ou a alguém.
Assim na minha opinião, a Indiferença é menos grave do que a Intolerância.

Texto 3

Explique os sentidos passivo e dinâmico da noção de Tolerância.
Para que uma sociedade seja tolerante, as pessoas não podem ter um comportamento de passividade em relação aos outros, senão torna-se uma sociedade menos justa, dando origem a comportamentos de preconceitos, discriminação social, e até casos mais graves, como é o exemplo do racismo e xenofobia.
Uma sociedade tolerante, é uma sociedade dinâmica, está constantemente a transformar-se na adaptação à realidade dos tempos em que vivemos, para que vivemos em harmonia, paz e igualdade de oportunidades iguais para todos.  
 

       




Sem comentários:

Enviar um comentário