sexta-feira, 18 de julho de 2014

CP_4 - Núcleo gerador 4: Processos Identitários. Análise ao filme: “Bem-Vindo ao Sul”

ATIVIDADE N.º 1: Atitude, Preconceito e Estereótipo

GUIÃO DE ANÁLISE DE FILME

Ficha técnica

Título: “Bem-Vindo ao Sul”
Realizador: Luca Miniero
Elenco: Claudio Brisio, Alessandro Siani, Angela Finocchiaro

Ano: 2011
Duração (minutos): 201 min.

Análise do Filme

1.       Espaço onde decorre a ação:
A ação decorre numa cidadezinha a sul de Nápoles (Itália), de nome Castellaba.

2.       Resumo:
Alberto (Claudio Brsio) é diretor de uma estação dos correios numa pequena cidade em Brianza e para agradar à sua mulher, que gostaria de viver em Milão, é capaz de tudo. Até mesmo passar-se por deficiente para obter uma transferência numa grande cidade. Mas o seu plano é revelado e o seu castigo de Alberto é ser transferido para uma pequena cidadezinha a sul de Nápoles, onde vai ter quer estar, durante dois anos. Durante estes anos vão acontecer muitas peripécias, em que os seus preconceitos o atormentam, mas rapidamente muda de ideias e conclui que esta pequena cidade é o ideal para se viver, é quando a mulher de Alberto resolve ir ter com ele.

3.       Articulação teórica (relacionar os conceitos temáticos com a problemática do filme):
Quando se fala de uma atitude face a algo, está-se a referir a uma ideia composta por sentimentos face a uma coisa concreta, que se vai condicionar a vai levar a atuar de uma determinada maneira perante uma situação específica. Todas as atitudes


possuem uma intensidade, podendo fazer com que uma mesma situação para uma pessoa seja muito positiva, enquanto para outra, ser negativa é desfavorável. Isto porque as atitudes se formam nas nossas mentes graças a experiências pessoais
vividas e, ou, à influência de pessoas importantes ou grupos de pessoas que fazem parte do nosso quotidiano.
As atitudes, assim como os comportamentos, fazem parte da vida de qualquer individuo. As atitudes são disposições favoráveis ou desfavoráveis relativamente a pessoas, objetos, acontecimentos.
A formação das atitudes formam-se no decurso de processos de socialização com os outros, resulta de um grande número de experiências pessoais com outras pessoas que exprimem uma determinada atitude.
Assim, constituem o resultado final dos processos cognitivos, afetivos, e comportamentais, através dos quais ocorrem as experiências de uma pessoa com o objetivo de criar uma atitude equilibrada.







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