quarta-feira, 2 de julho de 2014

Análise do filme: "Invictos"

CP_1: Liberdade e Responsabilidade Democráticas
Tema: Compromisso Cidadão/Estado

Trabalho N.º 3: Análise do filme: “Invictos”

Estrutura
Introdução

Liberdade:

1.       O que é?
É um conjunto de direitos reconhecidos ao individuo, considerando isoladamente ou em grupo, em face da autoridade politica e perante o Estado; o poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei.
Uma outra definição de liberdade, é o estado no qual se supõe estar livre de limitações ou coação, sempre que se tratar de agir de maneira legal, de acordo com princípios éticos enraizados dentro de uma sociedade.

2.       Como foi vivida ao longo da história?
O conceito de liberdade atravessa toda a história mundial, dos gregos aos dias de hoje. Para os gregos ser livre significava desde aqueles tempos, ser “mestre de si mesmo”, ter domínio sobre as suas ações.
Na época dos descobrimentos, séc. XVI, os povos europeus descobriram novos mundos, onde foi implementado um comércio de escravos a nível mundial. Os europeus utilizaram a mão-de-obra dos escravos para produzir riqueza a fim de benefício próprio.
Com Descartes, no séc. XVII, ele se encontra articulado ao conceito livre-arbítrio tipicamente cristão, com a diferença de que já não se trata mais de uma “falsa estética”, do estilo do caracter, mas da autoridade da razão.
Em 1789, em França, foi criada a Declaração dos Direitos do Homem, documento fundamental da Revolução Francesa, consagra a liberdade de direitos. Estes direitos puseram fim a uma monarquia absolutista, o feudalismo.
Em 1791, a primeira Emenda da Declaração dos Direitos dos Estados Unidos da América, garante quatro liberdades: da religião; da expressão; da impressa; e da reunião.
Em 1859 o filosofo John Stuart Mill, escreve o ensaio Sobre a Liberdade: “Se qualquer opinião for obrigada ao silêncio, essa opinião pode, por tudo o que temos a certeza de saber, ser verdadeira. Negá-la é assumir a própria infalibilidade.
No início do séc. XX Sartre traz a liberdade para o campo transcendental com a possibilidade única de existência, “estamos condenados a ser livres”.
Em 1929 o juiz do supremo dos EUA, Oliver Holmes: “O princípio do pensamento livre não significa pensamento livre para os que concordam connosco, mas liberdade para o pensamento destetamos.
Em 1948 é aprovada quase por unanimidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas a Declaração Universal dos Direitos do Homem, pela qual os países membros ficam obrigados a promover os direitos humanos cívicos, económicos e sociais, incluindo as liberdades de expressão e religiosa.
Em Portugal, e durante 40 anos viveu-se uma ditadura, no dia 25 de abril de 1974 dá-se a Revolução dos “Cravos” onde foi instaurada a democracia. Em 1976 foi aprovada a Constituição da República Portuguesa, onde estão consagrados os direitos e deveres dos cidadãos.
Atualmente, ainda existe países no mundo onde a liberdade das pessoas não está garantida, ainda sofrem de uma forma violenta por ação de ditadores sem escrúpulos.

3.       Que atitude tomar perante a sua restrição.
A escola é um ambiente propício para o exercício e aprendizagem dos valores da ética.
Na escola, nos primeiros anos de aprendizagem a ética incutida de uma forma humanista no processo de educação de uma criança, poderá estimular a parte afectiva, intelectual, social, psicológica e até espiritual aos alunos. A escola que é uma extensão da família, ajudar na formação integral da criança, educando-a para a vida, evidenciando conhecimentos, incutir na criança valores morais correctos e construir uma sociedade mais esclarecedora, justa e fraterna.

4.       O que é ser livre.
Ser livre é conseguir dizer não a tudo que acha pode fazer mal.
Ser livre é ter escolha, opção de escolher o melhor para o ser humano e não o pior.
Ser livre é optar por uma escolha sem a pressão de ninguém, por livre e espontânea vontade.  

Desenvolvimento

Análise do filme: “INVICTOS”

1.       Quais os exemplos de racismo ao longo do filme?
No filme podemos observar dois campos de desporto distintos, um deles é um campo bem tratado, onde jovens brancos jogam rugby (desporto de elite da população branca), ao lado, um campo de futebol em terra batida onde meninos negros pobres jogam futebol. Um outro exemplo é os bairros de lata onde vivem a população negra na cidade de Joanesburgo, uma outra parte da cidade vive a população branca com todas as condições de bem-estar. Existem transportes públicos para os negros e a população branca. Fortes desigualdades sociais no acesso á educação e saúde.

2.        Que atitudes toma Mandela perante situações de racismo?
As atitudes são quando Mandela toma posse como Presidente, pede a todos os funcionários brancos do seu gabinete presidencial que continuem a trabalhar com ele, pensando estes que estavam convencidos que fossem dispensados, causando surpresa nos funcionários. Mandela pede aos seu chefe de segurança pessoal que receba uma equipa de agentes brancos para trabalhar em conjunto, unindo assim as duas raças, branca e negra.

3.       O que faz Mandela para construir um novo país em que todos tenham os mesmos direitos e oportunidades.
A África do Sul continuava a ser um país racista devido em consequência do apartheid. A proximidade da Taça do Mundo de Rugby, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o desporto para unir a população e incentiva a equipa a ser campeã. Mandela convence o capitão da equipa de uma forma humilde a vencer as dificuldades e fortalecer a mesma. Mandela incute na equipa de rugby um espirito de paz, perdão e do futuro que quer construir para o país. O plano de Mandela é unir negros e brancos através do desporto por um mesmo ideal, demonstrando sensibilidade e visão de estratégica.
A capacidade de liderança de Mandela vai convencer todos que a opção para que todos tenham os mesmos direitos e oportunidades dever ser pela paz.
E consegui-o!

Conclusão

1.       Em que medida o racismo restringe a liberdade?
Sendo o racismo a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características hereditárias a determinados traços de caracter e inteligência ou manifestações culturais (fonte: Wikipédia).
Assim, e segundo esta definição de racismo, a liberdade de um individuo fica restringida, o individuo significa que não tem o direito de agir segundo a sua própria vontade. Os racismos opõem-se á liberdade da independência do individuo.

2.       Que atitudes tomar para evitar o racismo?
Como cidadão, respeitar os direitos humanos e promover o cumprimento pelos que nos rodeiam; as manifestações contra atitudes racistas; mudança de mentalidade através de ações de formação nas escolas e locais de trabalho; promover o contacto saudável entre todas as raças e etnias; combater as desigualdades sociais; no aceso ao trabalho, promover no combate contra a discriminação social.






















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