CP_1: Liberdade e Responsabilidade
Democráticas
Tema: Compromisso Cidadão/Estado
Trabalho N.º 3: Análise do filme: “Invictos”
Estrutura
Introdução
Liberdade:
1.
O que
é?
É um
conjunto de direitos reconhecidos ao individuo, considerando isoladamente ou em
grupo, em face da autoridade politica e perante o Estado; o poder que tem o
cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei.
Uma outra
definição de liberdade, é o estado no qual se supõe estar livre de limitações
ou coação, sempre que se tratar de agir de maneira legal, de acordo com
princípios éticos enraizados dentro de uma sociedade.
2.
Como
foi vivida ao longo da história?
O conceito
de liberdade atravessa toda a história mundial, dos gregos aos dias de hoje. Para
os gregos ser livre significava desde aqueles tempos, ser “mestre de si mesmo”,
ter domínio sobre as suas ações.
Na época
dos descobrimentos, séc. XVI, os povos europeus descobriram novos mundos, onde
foi implementado um comércio de escravos a nível mundial. Os europeus
utilizaram a mão-de-obra dos escravos para produzir riqueza a fim de benefício
próprio.
Com
Descartes, no séc. XVII, ele se encontra articulado ao conceito livre-arbítrio
tipicamente cristão, com a diferença de que já não se trata mais de uma “falsa
estética”, do estilo do caracter, mas da autoridade da razão.
Em 1789, em
França, foi criada a Declaração dos Direitos do Homem, documento fundamental da
Revolução Francesa, consagra a liberdade de direitos. Estes direitos puseram fim
a uma monarquia absolutista, o feudalismo.
Em 1791, a
primeira Emenda da Declaração dos Direitos dos Estados Unidos da América,
garante quatro liberdades: da religião; da expressão; da impressa; e da
reunião.
Em 1859 o
filosofo John Stuart Mill, escreve o ensaio Sobre a Liberdade: “Se qualquer
opinião for obrigada ao silêncio, essa opinião pode, por tudo o que temos a
certeza de saber, ser verdadeira. Negá-la é assumir a própria infalibilidade.
No início
do séc. XX Sartre traz a liberdade para o campo transcendental com a
possibilidade única de existência, “estamos condenados a ser livres”.
Em 1929 o
juiz do supremo dos EUA, Oliver Holmes: “O princípio do pensamento livre não
significa pensamento livre para os que concordam connosco, mas liberdade para o
pensamento destetamos.
Em 1948 é
aprovada quase por unanimidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas a
Declaração Universal dos Direitos do Homem, pela qual os países membros ficam
obrigados a promover os direitos humanos cívicos, económicos e sociais,
incluindo as liberdades de expressão e religiosa.
Em
Portugal, e durante 40 anos viveu-se uma ditadura, no dia 25 de abril de 1974
dá-se a Revolução dos “Cravos” onde foi instaurada a democracia. Em 1976 foi
aprovada a Constituição da República Portuguesa, onde estão consagrados os
direitos e deveres dos cidadãos.
Atualmente,
ainda existe países no mundo onde a liberdade das pessoas não está garantida,
ainda sofrem de uma forma violenta por ação de ditadores sem escrúpulos.
3.
Que
atitude tomar perante a sua restrição.
A escola é
um ambiente propício para o exercício e aprendizagem dos valores da ética.
Na escola,
nos primeiros anos de aprendizagem a ética incutida de uma forma humanista no
processo de educação de uma criança, poderá estimular a parte afectiva,
intelectual, social, psicológica e até espiritual aos alunos. A escola que é
uma extensão da família, ajudar na formação integral da criança, educando-a
para a vida, evidenciando conhecimentos, incutir na criança valores morais
correctos e construir uma sociedade mais esclarecedora, justa e fraterna.
4.
O que
é ser livre.
Ser livre é
conseguir dizer não a tudo que acha pode fazer mal.
Ser livre é
ter escolha, opção de escolher o melhor para o ser humano e não o pior.
Ser livre é
optar por uma escolha sem a pressão de ninguém, por livre e espontânea vontade.
Desenvolvimento
Análise
do filme: “INVICTOS”
1.
Quais
os exemplos de racismo ao longo do filme?
No filme
podemos observar dois campos de desporto distintos, um deles é um campo bem
tratado, onde jovens brancos jogam rugby (desporto de elite da população
branca), ao lado, um campo de futebol em terra batida onde meninos negros
pobres jogam futebol. Um outro exemplo é os bairros de lata onde vivem a
população negra na cidade de Joanesburgo, uma outra parte da cidade vive a
população branca com todas as condições de bem-estar. Existem transportes
públicos para os negros e a população branca. Fortes desigualdades sociais no
acesso á educação e saúde.
2.
Que atitudes toma Mandela perante situações
de racismo?
As atitudes
são quando Mandela toma posse como Presidente, pede a todos os funcionários brancos
do seu gabinete presidencial que continuem a trabalhar com ele, pensando estes
que estavam convencidos que fossem dispensados, causando surpresa nos funcionários.
Mandela pede aos seu chefe de segurança pessoal que receba uma equipa de
agentes brancos para trabalhar em conjunto, unindo assim as duas raças, branca
e negra.
3.
O que
faz Mandela para construir um novo país em que todos tenham os mesmos direitos
e oportunidades.
A África do
Sul continuava a ser um país racista devido em consequência do apartheid. A
proximidade da Taça do Mundo de Rugby, pela primeira vez realizada no país, fez
com que Mandela resolvesse usar o desporto para unir a população e incentiva a
equipa a ser campeã. Mandela convence o capitão da equipa de uma forma humilde
a vencer as dificuldades e fortalecer a mesma. Mandela incute na equipa de
rugby um espirito de paz, perdão e do futuro que quer construir para o país. O
plano de Mandela é unir negros e brancos através do desporto por um mesmo ideal,
demonstrando sensibilidade e visão de estratégica.
A
capacidade de liderança de Mandela vai convencer todos que a opção para que
todos tenham os mesmos direitos e oportunidades dever ser pela paz.
E
consegui-o!
Conclusão
1.
Em
que medida o racismo restringe a liberdade?
Sendo o
racismo a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande
importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às
outras, normalmente relacionando características hereditárias a determinados
traços de caracter e inteligência ou manifestações culturais (fonte:
Wikipédia).
Assim, e
segundo esta definição de racismo, a liberdade de um individuo fica
restringida, o individuo significa que não tem o direito de agir segundo a sua
própria vontade. Os racismos opõem-se á liberdade da independência do
individuo.
2.
Que
atitudes tomar para evitar o racismo?
Como
cidadão, respeitar os direitos humanos e promover o cumprimento pelos que nos
rodeiam; as manifestações contra atitudes racistas; mudança de mentalidade
através de ações de formação nas escolas e locais de trabalho; promover o
contacto saudável entre todas as raças e etnias; combater as desigualdades
sociais; no aceso ao trabalho, promover no combate contra a discriminação social.
Sem comentários:
Enviar um comentário