quarta-feira, 2 de julho de 2014

CLC_5 - Tecnologias de Informação e Comunicação

CLC_5: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
DR 2: Cultura, Língua e Comunicação no contexto profissional
Tema: Micro e Macro Eletrónica (o Computador)
Atividade-1
1.       Fazer uma pesquisa na Internet acerca da origem e evolução do computador.

Os computadores fazem parte no dia-a-dia das nossas vidas, tendo-se torando em ferramentas imprescindíveis em vários contextos, desde o uso a nível doméstico; profissional; e até a nível governamental. Atualmente é quase impossível conceber a nossa sociedade sem a tecnologia dos computadores.
 Em 1944, o ENIAC (sigla em inglês que significa “Computador Eletrónico de Integração Numérica”, criado por J. Maulachy e J. Echert, foi o mais bem-sucedido dos computadores, a primeiro a entrar em operação. Algumas curiosidades sobre o ENIAC:

-sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo;
-criado na Segunda Guerra Mundial, tinha como principal finalidade, cálculos balísticos.
-possuía 17.468 válvulas termiônicas de 160 kW de potência.

O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias tácticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornam operacional após o final de guerra.
 Esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente.

Em 1964 surgiu o SYSTEM/360, lançada pela IBM. Foi a primeira família de computadores a fazer uma distinção clara entre a arquitetura e a implementação. Com a utilização de transístores no lugar das válvulas, foi possível diminuir o tamanho dos computadores e aumentar a sua fiabilidade, tornando-os acessíveis a uma maior número de pessoas. Vinha com sete Megas de memória física e 128 kb de memória RAM.

Em 1971, foi criado o INTEL 4004, o primeiro microprocessador do mundo. O chip 4004 e o computador ALTAIR, com o processador INTEL 8080, 40 vezes mais rápido que o ENIAC.

Em 1977 é lançado o primeiro computador doméstico de sucesso, a APPLE II, pela empresa APPLE COMPUTERS. O Apple II deu inicio a uma revolução dos computadores de uso pessoal e conquistou um elevado número de utilizadores.

Em 1978, foi lançado pela INTEL, a evolução ao 8080, o INTEL 8086 deu origem a uma das mais populares linhas de computadores de uso pessoal os X86. Esta nova tecnologia foi um dos primeiros computadores com suporte interface gráfica.

Em 1991, resultado de várias parcerias entre a APPLE, a IBM e a MOTOROLA, o chip POWER PC, foi lançado como uma evolução dos processadores X86. Seu desempenho superior, não inibiu de parar o crescimento dos computadores.

Em 1993-2006, foi criado o sistema operativo de nome PENTIUM. Primeiro computador com suporte multimédia integrada, associado a sistemas operativos tais como: Windows 95, era capaz de reproduzir músicas e vídeos. Com o aparecimento da Internet como a conhecemos hoje, em 1991 tornou-se o principal motor de busca ao conhecimento e de divertimento. Estima-se que mais de 150 milhões de computadores em todo o mundo, utilizam processadores Pentium.

Em 2007, tendo atingindo o limite físico da capacidade de processamento, os fabricantes de microprocessadores passam a investir em uma nova tecnologia binuclear que utiliza dois processadores em vez de um.
 O Dual-Core chega a ser 50% mais rápido que os computadores de um só processador. É o mais rápido e moderno processador do mercado.

2.       Indicar programas que mais utiliza no meu computador.

A nível pessoal, os programas que mais utilizo no computador são:
- O office do Windows: o word; power point.
- Windows Movie Maker.
- Picasa (edição de fotografia) da Google.
        2.1. As vantagens de cada um dos programas que referi na questão anterior.

                O word tem inúmeras vantagens na sua utilização, tais como:
                - Tem um dicionário ortográfico completo e bem elaborado;
                - Possui um corretor gramatical;
                - Vasta gama de recursos para trabalhar com cores e formatações de tabela;
                - Atalhos de teclado em português;
                - Facilidade de aprendizagem.

O power point é uma outra aplicação do office, serve para fazer apresentações rápidas e trabalhos com movimentos, com imagens como fundo. Os trabalhos ficam mais elaborados e muito mais divertidos de apresentar.
Algumas vantagens:
- Criação de uma apresentação em slides de uma foi rápida;
- Usar textos, fotos, ilustrações, desenhos, tabelas, gráficos e filmes para uma audiência, na apresentação de um trabalho.
- Criatividade e flexibilidade de uma forma simples e rápida.

O Windows Movie Maker é um programa do windows. A sua principal vantagem é o facto de ser um programa simples e de fácil utilização. Tal facilidade na utilização de suas ferramentas permite que pessoas sem muita experiência em informática e de edição de arquivos de vídeos, possam adicionar uma série de recursos em filmes, como por exemplo, efeitos de transição, textos personalizados e áudio.

O Picasa do Google é desenvolvido pelo Google. O programa Picasa é um software para gerenciamento e edição de imagens digitais. È uma verdadeira referência na área, inclui de sua coleção de fotos; importar para o PC, organizar, editar e compartilhar com amigos e familiares.

3.1. Referir de uma forma resumida, a utilização que as empresas brasileiras fazem dos computadores.

 A utilização que as empresas brasileiras fazem dos computadores, é praticamente universal neste segmento no Brasil. O índice é de 100% para as empresas com cem funcionários ou mais e superior a 90,2% para os estabelecimentos com um número de funcionários entre 10 a 99 pessoas.
 O uso de redes de computadores é bastante difundido: está presente em 91% das empresas.
 A grande maioria das empresas que têm computador utiliza a Internet (94%,8) e 38,8% dos seus funcionários têm acesso à rede.
  As empresas brasileiras mostram que 88,8% possuem ligação por meio de banda larga. Enviar e-mails é a atividade mais regular, com 97,7%. A busca de informações (92,4%) e os serviços bancários financeiros (80%) e de seguida, 83% das empresas utilizam a Internet para interagir com órgãos públicos.
 Em termos de segurança, o principal recurso utilizado é o antivírus (98,1%).

3.2. Indicar a principal dificuldade com que se deparam no setor das TIC.

A principal dificuldade das empresas brasileiras, com que se deparam, é a falta de qualificação e a falta de experiência profissional no ramo das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação).

3.3. Significado dos seguintes termos:

Intranet- É uma rede de computadores privada, que utiliza a tecnologia usada na internet, que assenta sobre acordos de protocolos de internet, porém de uso exclusivo de um determinado local, como poe exemplo: a rede de uma empresa.

Backup-  É um termo inglês que significa uma cópia de segurança de um arquivo ou conjunto de dados mantidos por questões de segurança do original ou cópia principal.

Anti-Spyware-  São programas cujo objetivo é tentar eliminar, através de uma limpeza, os spywares, trojans e outros malwares. As funções destes programas são semelhantes aos dos anti-vírus.

Firewall- È um termo em inglês que significa parede de fogo. Tem o objetivo constituir uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam de transitar na Internet não fiquem impedidos de circular.

Anti-spam- È um termo que usado para referir os e-mails não solicitados na nossa caixa de correio, não solicitado, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas, através de empresas para fins publicitários.

4.1. Refletir acerca do uso do computador no mundo do trabalho e indique funcionalidades/vantagens para os seguintes casos:
-o computador nas empresas: Todas as empresas necessitam de ser informatizadas para se manterem no mercado de trabalho e acompanhar as tecnologias, o computador veio para inovar e facilitar a vida das empresas. Atualmente nenhuma empresa pode ficar sem o auxílio de meios informáticos, porque é através destes meios que tudo é resolvido.

-o computador nos hospitais e centro de saúde: Um sistema de informação computorizado em unidades hospitalares e centros de saúde, tem como objetivo de registrar informações sobre os pacientes, de tal forma que possam ser partilhadas por todos os sectores de um sistema de saúde a nível nacional de um país, que dessas informações necessitam. Todos os pedidos feitos por médicos, ou por outras pessoas pertencentes á unidade de saúde, num processo de assistência e diagnóstico e tratamento de doentes em causa, estejam imediatamente disponíveis aos profissionais de saúde.

-o computador nos serviços administrativos (Segurança Social, Finanças, etc.): Os meios informáticos aplicados nos serviços públicos do Estado, veio revolucionar o acesso rápido e prático para a procura de informações que por parte dos cidadãos e serviços do Estado; a facilidade de comunicação devido ao uso da internet; facilidade de procura de novas informações relacionados com determinados assuntos; grande capacidade de memória de armazenamento de dados dos cidadãos (nº. fiscal; n.º contribuinte; n.º carão de cidadão, etc.); desburocratização dos serviços do públicos do Estado, tais como por exemplo: a emissão/envio de declarações, através da internet, evitando assim, perdas de tempo por partes das pessoas que atualmente têm um estilo de vida muito acelerado e ocupado.
Estes meios informáticos vieram dar também uma maior eficiência e combate na fuga e evasão fiscal na cobrança de receitas fiscais, essenciais ao funcionamento dos organismos do Estado






5.1. Referir as funcionalidades/vantagens do uso do computador e da Internet na área da educação.
 
A Internet tem a capacidade de criar grandes oportunidades para a educação, não só como ferramenta educativa e de aprendizagem, mas também como veículo facilitador da comunicação. Por exemplo, permite-nos realizar cursos a distância, on-line, numa qualquer universidade ou escola virtual.
A Internet pode ajudar as crianças a:
- Encontrar recursos educativos e notícias atuais, obter documentos, fotos e imagens importantes, e pesquisar temas muito diversos, das condições climáticas às estatísticas de população.
- Conseguir ajuda para realizar os trabalhos de casa, quer através das enciclopédias on-line e outras obras de referência, ou contactando especialistas.
- Aumentar as capacidades de leitura pelo acesso a conteúdos interessantes, que sugiram outras leituras.
- Aprender a utilizar melhor as novas tecnologias para saber encontrar e utilizar a informação desejada, resolver problemas, comunicar, e sem dúvida a adquirir competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.


Atividade-2

Refletir acerca do uso de meios audiovisuais no trabalho, por exemplo, o uso de videoprojectores em empresas e em escolas.

O uso destes recursos didáticos nas escolas e empresas melhora a retenção da informação no processo de aprendizagem. Existe outros motivos complementares que invocam á utilização destes meios: provoca grande impacto em auditórios; aumenta o interesse e á atenção dos alunos; facilita a troca de ideias; melhora a retenção da memória; facilita a atividade dos alunos; diminui o tempo de formação/aprendizagem.
Os meios informáticos enriqueceram os tradicionais processos de ensino de aprendizagem já que proporcionaram aos alunos e professores, ambientes de aprendizagem mais participada e fomentam a tomada de decisões sobre o que se quer aprender e ensinar.
Os computadores compreendem a rapidez de execução de tarefas, a facilidade de pesquisa de inúmeros assuntos, a possibilidade de formação à distância, partilha de experiência. Uma outra característica do uso dos computadores, assenta na possibilidade de interação de informações que o professor estabelece com os alunos perante o uso de um determinado software educativo na comunicação à distância (e-mail).
Nas empresas os meios audiovisuais têm uma importância muito revelante na divulgação do seu produto comercial a nível publicitário de uma forma apelativa.



Atividade-3

Elaborar um Power Point com desvantagens do uso do computador, destacando os problemas de saúde associados à sua utilização. Referir também, aspetos relacionados com a ergonomia.

Desvantagens do uso destas novas tecnologias, acarreta alguns problemas de saúde para as pessoas, tais como:
- Sedentarismo aliado ao mau uso do computador;
- Lesões por movimentos repetitivos (tendinites);
- Lesões oculares;
- A linguagem utilizada é distorcida, aumento de atitudes pedófilas e incentivo à criminalidade;
- Diminuição de contacto visual entre pessoas;
- Ocupamos demasiado tempo em frente de um computador;
- Cria dependência;
- A perda de trabalho tradicional;
- Desvaloriza o trabalho em equipa, valorizando o individual.

Aspetos relacionados com a ergonomia

O uso prolongado de teclado ou rato pode levar a dores nos músculos e nervos a menos que algumas orientações sejam seguidas. Trabalho intenso no computador sem alternância, pausas para descanso e mudanças de postura pode ser prejudicial. É possível trabalhar com maior segurança e conforto adotando-se as seguintes conselhos ergonómicos:


Postura e Posição São Importantes
Manter boa postura quando usar o teclado. Usar uma cadeira que tenha suporte para as costas.
Manter os pés apoiados no chão ou em um suporte apropriados para apoiar os pés.
Isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas.
Evitar girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Itens de uso frequente devem ser posicionados diretamente a sua frente em um anteparo para cópias.
Manter os ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo.
Evitar apoiar seus cotovelos em superfície dura ou na mesa. Use pequenas almofadas se necessário.
O antebraço deve ficar alinhado em ângulo de 100 a 110 graus com o teclado de modo a ficar em posição relaxada. Trabalhar com o computador, isso requer que o teclado fique em posição inclinada (a parte de trás do teclado, que fica mais próxima a que deve ficar mais alta que a parte da frente, isto é, a que fica mais próxima ao monitor) durante o trabalho.
Os pulsos devem ficar em posição neutra ou reta ao digitar ou se usar algum dispositivo de apontamento ou calculadora. Movimentar os braços sobre o teclado e os apoios para os pulsos enquanto se digita. Evitar permanecer com os cotovelos sobre a mesa ou os apoios, isso evita que os pulsos sejam forçados a assumir posições para cima, para baixo e para os lados.

Ritmo de Trabalho
Trabalhar em ritmo razoável.
Fazer pausas frequentes durante o dia. Estas pausas podem ser breves e incluir alongamento para otimizar os resultados. Se possível, dar 1 ou 2 minutos de pausa a cada 15 ou 20 minutos e 5 minutos a cada hora. A cada duas ou três horas levantar-se, dar uma volta e fazer uma atividade alternativa.

Técnica de Trabalho
Diminuir o número de movimentos repetitivos. Isto pode ser feito com auxílio de teclas de atalho e com o uso de programas especiais para esse fim. O uso de combinações de teclas também em muito contribui para reduzir o uso do rato e de cliques
Alterar as tarefas a fim de não permanecer com o corpo na mesma posição, por tempos prolongados, durante o trabalho.
Manter os dedos e articulações relaxadas enquanto se digita.
Nunca segurar caneta ou lápis nas mãos enquanto estiver digitando.
Evitar bater no teclado com muita força. Suas mãos devem ficar relaxadas. Estudos mostram que a maioria das pessoas bate no teclado com força 4 vezes maior que o necessário.
Descansar os olhos olhando, de vez em quando, para objetos diferentes enquanto trabalha.

Ambiente de Trabalho
Evitar perder tempo procurando coisas enquanto se digita. Apontamentos, arquivos e telefones devem estar em lugar de fácil acesso
Usar um apoio para o teclado e para o rato de modo a posicioná-los corretamente.
Para facilitar a cópia de textos use um anteparo de prender folhas.
Quando uma pessoa estiver a escrever algo no computador, evitar procurar coisas sobre o teclado ou outros materiais. Um anteparo para colocar o material a ser copiado ajudar bastante.
Ajustar e posicionar o monitor de modo que ao olhar para o computador, para que o pescoço fique em posição correta. O monitor deve ficar diretamente á frente de uma pessoa. A parte superior do ecrã deve estar diretamente à frente dos olhos de modo que ao olhar para ela, olhar levemente para baixo.
Regular o monitor de modo a evitar brilho excessivo. Evitar também reflexos de janelas e outras fontes luminosas
Personificar o computador. O tipo de letra, o contraste, a velocidade e tamanho do ponteiro do rato e as cores da tela podem ser configuradas para melhor conforto e eficiência.

Estilo de Vida
Exercícios aeróbicos ajudam a manter a forma física, aumentar a resistência cardiovascular e diminuir a tensão dos usuários de computadores
Uso de medicamentos e ou de ligas elásticas para os pulsos sem receita e acompanhamento médico não são recomendados. Se uma pessoa começar a apresentar sintomas, procurar mais informações e ajuda do médico. Pequenas mudanças feitas logo que se notar os primeiros sintomas podem evitar complicações futuras em muitos casos.
                

Sem comentários:

Enviar um comentário