CLC_5: Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC)
DR 2: Cultura, Língua e Comunicação no
contexto profissional
Tema: Micro e Macro Eletrónica (o
Computador)
Atividade-1
1.
Fazer
uma pesquisa na Internet acerca da origem e evolução do computador.
Os computadores
fazem parte no dia-a-dia das nossas vidas, tendo-se torando em ferramentas
imprescindíveis em vários contextos, desde o uso a nível doméstico;
profissional; e até a nível governamental. Atualmente é quase impossível
conceber a nossa sociedade sem a tecnologia dos computadores.
Em 1944, o ENIAC (sigla em inglês
que significa “Computador Eletrónico de Integração Numérica”, criado por J.
Maulachy e J. Echert, foi o mais bem-sucedido dos computadores, a primeiro a
entrar em operação. Algumas curiosidades sobre o ENIAC:
-sua capacidade
de processamento era de 5.000 operações por segundo;
-criado na
Segunda Guerra Mundial, tinha como principal finalidade, cálculos balísticos.
-possuía 17.468
válvulas termiônicas de 160 kW de potência.
O ENIAC
começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar
trajetórias tácticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só
se tornam operacional após o final de guerra.
Esta máquina não tinha sistema operacional e
seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. O ENIAC,
assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente.
Em 1964 surgiu o
SYSTEM/360,
lançada pela IBM. Foi a primeira família de computadores a fazer uma distinção
clara entre a arquitetura e a implementação. Com a utilização de transístores
no lugar das válvulas, foi possível diminuir o tamanho dos computadores e
aumentar a sua fiabilidade, tornando-os acessíveis a uma maior número de
pessoas. Vinha com sete Megas de memória física e 128 kb de memória RAM.
Em 1971, foi
criado o INTEL 4004, o primeiro microprocessador do mundo. O chip
4004 e o computador ALTAIR, com o processador INTEL 8080, 40 vezes mais rápido
que o ENIAC.
Em 1977 é
lançado o primeiro computador doméstico de sucesso, a APPLE II, pela
empresa APPLE COMPUTERS. O Apple II deu inicio a uma revolução dos computadores
de uso pessoal e conquistou um elevado número de utilizadores.
Em 1978, foi
lançado pela INTEL, a evolução ao 8080, o INTEL 8086 deu origem a uma
das mais populares linhas de computadores de uso pessoal os X86. Esta nova
tecnologia foi um dos primeiros computadores com suporte interface gráfica.
Em 1991,
resultado de várias parcerias entre a APPLE, a IBM e a MOTOROLA, o chip POWER
PC, foi lançado como uma evolução dos processadores X86. Seu
desempenho superior, não inibiu de parar o crescimento dos computadores.
Em 1993-2006,
foi criado o sistema operativo de nome PENTIUM. Primeiro computador
com suporte multimédia integrada, associado a sistemas operativos tais como:
Windows 95, era capaz de reproduzir músicas e vídeos. Com o aparecimento da
Internet como a conhecemos hoje, em 1991 tornou-se o principal motor de busca
ao conhecimento e de divertimento. Estima-se que mais de 150 milhões de
computadores em todo o mundo, utilizam processadores Pentium.
Em 2007, tendo
atingindo o limite físico da capacidade de processamento, os fabricantes de microprocessadores
passam a investir em uma nova tecnologia binuclear que utiliza dois processadores
em vez de um.
O Dual-Core
chega a ser 50% mais rápido que os computadores de um só processador. É
o mais rápido e moderno processador do mercado.
2.
Indicar
programas que mais utiliza no meu computador.
A nível pessoal,
os programas que mais utilizo no computador são:
- O office do Windows: o word; power
point.
- Windows Movie
Maker.
- Picasa (edição
de fotografia) da Google.
2.1. As vantagens de cada um dos
programas que referi na questão anterior.
O word tem inúmeras vantagens na sua utilização, tais como:
- Tem
um dicionário ortográfico completo e bem elaborado;
-
Possui um corretor gramatical;
-
Vasta gama de recursos para trabalhar com cores e formatações de tabela;
-
Atalhos de teclado em português;
-
Facilidade de aprendizagem.
O power point é uma outra aplicação do office, serve para
fazer apresentações rápidas e trabalhos com movimentos, com imagens como fundo.
Os trabalhos ficam mais elaborados e muito mais divertidos de apresentar.
Algumas vantagens:
- Criação de uma apresentação
em slides de uma foi rápida;
- Usar textos, fotos,
ilustrações, desenhos, tabelas, gráficos e filmes para uma audiência, na
apresentação de um trabalho.
- Criatividade e flexibilidade
de uma forma simples e rápida.
O Windows Movie Maker é um programa do windows. A sua
principal vantagem é o facto de ser um programa simples e de fácil utilização.
Tal facilidade na utilização de suas ferramentas permite que pessoas sem muita
experiência em informática e de edição de arquivos de vídeos, possam adicionar
uma série de recursos em filmes, como por exemplo, efeitos de transição, textos
personalizados e áudio.
O Picasa do Google é desenvolvido pelo Google. O programa
Picasa é um software para gerenciamento e edição de imagens digitais. È uma
verdadeira referência na área, inclui de sua coleção de fotos; importar para o
PC, organizar, editar e compartilhar com amigos e familiares.
3.1. Referir de uma forma resumida, a utilização que as empresas
brasileiras fazem dos computadores.
A utilização que as empresas brasileiras fazem
dos computadores, é praticamente universal neste segmento no Brasil. O índice é
de 100% para as empresas com cem funcionários ou mais e superior a 90,2% para
os estabelecimentos com um número de funcionários entre 10 a 99 pessoas.
O uso de redes de computadores é bastante
difundido: está presente em 91% das empresas.
A grande maioria das empresas que têm
computador utiliza a Internet (94%,8) e 38,8% dos seus funcionários têm acesso
à rede.
As empresas brasileiras mostram que 88,8%
possuem ligação por meio de banda larga. Enviar e-mails é a atividade mais regular, com 97,7%. A busca de
informações (92,4%) e os serviços bancários financeiros (80%) e de seguida, 83%
das empresas utilizam a Internet para interagir com órgãos públicos.
Em termos de segurança, o principal recurso
utilizado é o antivírus (98,1%).
3.2. Indicar a principal dificuldade com que se deparam no setor das
TIC.
A principal dificuldade das
empresas brasileiras, com que se deparam, é a falta de qualificação e a falta
de experiência profissional no ramo das TIC (Tecnologias de Informação e
Comunicação).
3.3. Significado dos seguintes termos:
Intranet- É uma
rede de computadores privada, que utiliza a tecnologia usada na internet, que
assenta sobre acordos de protocolos de internet, porém de uso exclusivo de um
determinado local, como poe exemplo: a rede de uma empresa.
Backup- É um termo inglês que significa uma cópia de
segurança de um arquivo ou conjunto de dados mantidos por questões de segurança
do original ou cópia principal.
Anti-Spyware- São programas cujo objetivo é tentar eliminar,
através de uma limpeza, os spywares, trojans e outros malwares. As funções
destes programas são semelhantes aos dos anti-vírus.
Firewall- È um
termo em inglês que significa parede de fogo. Tem o objetivo constituir uma
barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas
sem impedir que os dados que precisam de transitar na Internet não fiquem
impedidos de circular.
Anti-spam- È um
termo que usado para referir os e-mails não
solicitados na nossa caixa de correio, não solicitado, que geralmente são
enviados para um grande número de pessoas, através de empresas para fins
publicitários.
4.1. Refletir acerca do uso do computador no mundo do trabalho e
indique funcionalidades/vantagens para os seguintes casos:
-o computador nas empresas: Todas as empresas necessitam de
ser informatizadas para se manterem no mercado de trabalho e acompanhar as
tecnologias, o computador veio para inovar e facilitar a vida das empresas.
Atualmente nenhuma empresa pode ficar sem o auxílio de meios informáticos,
porque é através destes meios que tudo é resolvido.
-o computador nos hospitais e centro de saúde: Um sistema de
informação computorizado em unidades hospitalares e centros de saúde, tem como
objetivo de registrar informações sobre os pacientes, de tal forma que possam
ser partilhadas por todos os sectores de um sistema de saúde a nível nacional
de um país, que dessas informações necessitam. Todos os pedidos feitos por
médicos, ou por outras pessoas pertencentes á unidade de saúde, num processo de
assistência e diagnóstico e tratamento de doentes em causa, estejam
imediatamente disponíveis aos profissionais de saúde.
-o computador nos serviços administrativos (Segurança Social,
Finanças, etc.): Os meios informáticos aplicados nos serviços públicos
do Estado, veio revolucionar o acesso rápido e prático para a procura de
informações que por parte dos cidadãos e serviços do Estado; a facilidade de
comunicação devido ao uso da internet; facilidade de procura de novas
informações relacionados com determinados assuntos; grande capacidade de
memória de armazenamento de dados dos cidadãos (nº. fiscal; n.º contribuinte;
n.º carão de cidadão, etc.); desburocratização dos serviços do públicos do
Estado, tais como por exemplo: a emissão/envio de declarações, através da
internet, evitando assim, perdas de tempo por partes das pessoas que atualmente
têm um estilo de vida muito acelerado e ocupado.
Estes meios informáticos
vieram dar também uma maior eficiência e combate na fuga e evasão fiscal na
cobrança de receitas fiscais, essenciais ao funcionamento dos organismos do Estado
5.1. Referir as funcionalidades/vantagens do uso do computador e da
Internet na área da educação.
A Internet tem a capacidade de criar grandes oportunidades
para a educação, não só como ferramenta educativa e de aprendizagem, mas também
como veículo facilitador da comunicação. Por exemplo, permite-nos realizar
cursos a distância, on-line, numa qualquer universidade ou escola virtual.
A Internet pode ajudar as crianças a:
- Encontrar recursos educativos e notícias atuais, obter documentos, fotos e imagens importantes, e pesquisar temas muito diversos, das condições climáticas às estatísticas de população.
- Conseguir ajuda para realizar os trabalhos de casa, quer através das enciclopédias on-line e outras obras de referência, ou contactando especialistas.
- Aumentar as capacidades de leitura pelo acesso a conteúdos interessantes, que sugiram outras leituras.
- Aprender a utilizar melhor as novas tecnologias para saber encontrar e utilizar a informação desejada, resolver problemas, comunicar, e sem dúvida a adquirir competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.
A Internet pode ajudar as crianças a:
- Encontrar recursos educativos e notícias atuais, obter documentos, fotos e imagens importantes, e pesquisar temas muito diversos, das condições climáticas às estatísticas de população.
- Conseguir ajuda para realizar os trabalhos de casa, quer através das enciclopédias on-line e outras obras de referência, ou contactando especialistas.
- Aumentar as capacidades de leitura pelo acesso a conteúdos interessantes, que sugiram outras leituras.
- Aprender a utilizar melhor as novas tecnologias para saber encontrar e utilizar a informação desejada, resolver problemas, comunicar, e sem dúvida a adquirir competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.
Atividade-2
Refletir
acerca do uso de meios audiovisuais no trabalho, por exemplo, o uso de
videoprojectores em empresas e em escolas.
O uso destes recursos
didáticos nas escolas e empresas melhora a retenção da informação no processo
de aprendizagem. Existe outros motivos complementares que invocam á utilização
destes meios: provoca grande impacto em auditórios; aumenta o interesse e á
atenção dos alunos; facilita a troca de ideias; melhora a retenção da memória;
facilita a atividade dos alunos; diminui o tempo de formação/aprendizagem.
Os meios informáticos
enriqueceram os tradicionais processos de ensino de aprendizagem já que
proporcionaram aos alunos e professores, ambientes de aprendizagem mais
participada e fomentam a tomada de decisões sobre o que se quer aprender e ensinar.
Os computadores compreendem
a rapidez de execução de tarefas, a facilidade de pesquisa de inúmeros
assuntos, a possibilidade de formação à distância, partilha de experiência. Uma
outra característica do uso dos computadores, assenta na possibilidade de
interação de informações que o professor estabelece com os alunos perante o uso
de um determinado software educativo
na comunicação à distância (e-mail).
Nas empresas os meios
audiovisuais têm uma importância muito revelante na divulgação do seu produto
comercial a nível publicitário de uma forma apelativa.
Atividade-3
Elaborar
um Power Point com desvantagens do
uso do computador, destacando os problemas de saúde associados à sua
utilização. Referir também, aspetos relacionados com a ergonomia.
Desvantagens do uso
destas novas tecnologias, acarreta alguns problemas de saúde para as pessoas,
tais como:
- Sedentarismo aliado ao mau uso do
computador;
- Lesões por movimentos repetitivos
(tendinites);
- Lesões oculares;
- A linguagem utilizada é distorcida,
aumento de atitudes pedófilas e incentivo à criminalidade;
- Diminuição de contacto visual entre
pessoas;
- Ocupamos demasiado tempo em frente de
um computador;
- Cria dependência;
- A perda de trabalho tradicional;
- Desvaloriza o trabalho em equipa,
valorizando o individual.
Aspetos
relacionados com a ergonomia
O uso prolongado de teclado ou
rato pode levar a dores nos músculos e nervos a menos que algumas orientações
sejam seguidas. Trabalho intenso no computador sem alternância, pausas para
descanso e mudanças de postura pode ser prejudicial. É possível trabalhar com
maior segurança e conforto adotando-se as seguintes conselhos ergonómicos:
Postura e
Posição São Importantes
Manter boa postura quando usar o teclado. Usar uma
cadeira que tenha suporte para as costas.
Manter os pés apoiados no chão ou em um suporte
apropriados para apoiar os pés.
Isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas.
Evitar girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao
trabalhar. Itens de uso frequente devem ser posicionados diretamente a sua
frente em um anteparo para cópias.
Manter os ombros relaxados, com os cotovelos junto ao
corpo.
Evitar apoiar seus cotovelos em superfície dura ou na
mesa. Use pequenas almofadas se necessário.
O antebraço deve ficar alinhado em ângulo de 100 a 110
graus com o teclado de modo a ficar em posição relaxada. Trabalhar com o computador,
isso requer que o teclado fique em posição inclinada (a parte de trás do teclado,
que fica mais próxima a que deve ficar mais alta que a parte da frente, isto é,
a que fica mais próxima ao monitor) durante o trabalho.
Os pulsos devem ficar em posição neutra ou reta ao
digitar ou se usar algum dispositivo de apontamento ou calculadora. Movimentar
os braços sobre o teclado e os apoios para os pulsos enquanto se digita. Evitar
permanecer com os cotovelos sobre a mesa ou os apoios, isso evita que os pulsos
sejam forçados a assumir posições para cima, para baixo e para os lados.
Ritmo de
Trabalho
Trabalhar em ritmo razoável.
Fazer pausas frequentes durante o dia. Estas pausas podem
ser breves e incluir alongamento para otimizar os resultados. Se possível, dar
1 ou 2 minutos de pausa a cada 15 ou 20 minutos e 5 minutos a cada hora. A cada
duas ou três horas levantar-se, dar uma volta e fazer uma atividade
alternativa.
Técnica de
Trabalho
Diminuir o número de movimentos repetitivos. Isto pode
ser feito com auxílio de teclas de atalho e com o uso de programas especiais
para esse fim. O uso de combinações de teclas também em muito contribui para
reduzir o uso do rato e de cliques
Alterar as tarefas a fim de não permanecer com o corpo na
mesma posição, por tempos prolongados, durante o trabalho.
Manter os dedos e articulações relaxadas enquanto se
digita.
Nunca segurar caneta ou lápis nas mãos enquanto estiver
digitando.
Evitar bater no teclado com
muita força. Suas mãos devem ficar relaxadas. Estudos mostram que a maioria das
pessoas bate no teclado com força 4 vezes maior que o necessário.
Descansar os olhos olhando, de
vez em quando, para objetos diferentes enquanto trabalha.
Ambiente de Trabalho
Evitar perder tempo procurando
coisas enquanto se digita. Apontamentos, arquivos e telefones devem estar em
lugar de fácil acesso
Usar um apoio para o teclado e
para o rato de modo a posicioná-los corretamente.
Para facilitar a cópia de
textos use um anteparo de prender folhas.
Quando uma pessoa estiver a
escrever algo no computador, evitar procurar coisas sobre o teclado ou outros
materiais. Um anteparo para colocar o material a ser copiado ajudar bastante.
Ajustar e posicionar o monitor
de modo que ao olhar para o computador, para que o pescoço fique em posição
correta. O monitor deve ficar diretamente á frente de uma pessoa. A parte
superior do ecrã deve estar diretamente à frente dos olhos de modo que ao olhar
para ela, olhar levemente para baixo.
Regular o monitor de modo a
evitar brilho excessivo. Evitar também reflexos de janelas e outras fontes
luminosas
Personificar o computador. O
tipo de letra, o contraste, a velocidade e tamanho do ponteiro do rato e as
cores da tela podem ser configuradas para melhor conforto e eficiência.
Estilo de Vida
Exercícios aeróbicos ajudam a
manter a forma física, aumentar a resistência cardiovascular e diminuir a
tensão dos usuários de computadores
Uso de medicamentos e ou de
ligas elásticas para os pulsos sem receita e acompanhamento médico não são
recomendados. Se uma pessoa começar a apresentar
sintomas, procurar mais informações e ajuda do médico. Pequenas mudanças feitas
logo que se notar os primeiros sintomas podem evitar complicações futuras em
muitos casos.
Sem comentários:
Enviar um comentário