terça-feira, 8 de julho de 2014

CP_1: Liberdade e Responsabilidade Democráticas

·         Direitos, Liberdades e garantias dos trabalhadores:
- Mecanismos reguladores dos direitos laborais: O Código de Trabalho

                                  ATIVIDADE Nº 5


1.       O que se entende por contrato de trabalho.

De acordo com a lei, o contrato de trabalho é aquele pelo qual uma pessoa singular se obriga, mediante de uma retribuição, a prestar à sua atividade a outra, ou a outras pessoas, no âmbito de uma forma organizada e sob a autoridade destas.
Os contratos de trabalho atermo certo, atermo incerto, intermitente, a tempo parcial, bem como os contratos de trabalho temporário sejam reduzidos por escrito.

2.       Estabelecer a distinção entre discriminação direta e indireta.

Discriminação direta - considera-se que existe discriminação direta sempre que uma pessoa seja sujeita a tratamento menos favorável do que aquele que é, tenha sido, ou venha a ser dado a outra pessoa em situação comparável.

Discriminação indireta – considera-se que existe discriminação indireta, sempre que uma disposição, critério ou prática aparentemente neutra seja suscetível de colocar uma pessoa por motivo de um fator de discriminação, numa posição de desvantagem comparativamente com outras, a não ser que essa disposição, critério ou prática seja objetivamente justificado por um fim legítimo e que os meios para o alcançar sejam adequados e necessários.

3.       Descrever uma situação do quotidiano que tenha vivido, presenciado, ou das quais tenha tido conhecimento por outras formas, que constituam discriminação no acesso ao emprego.

No meu último emprego presenciei a um caso de discriminação (indireta) por parte de dois ex-colegas de trabalho que foram alvo dessa discriminação. Estes dois meus ex-colegas trabalhavam na empresa há cerca de 25 anos, e por serem sindicalizados, e por este motivo, não eram aumentados no seu salário há vários anos, e as suas progressões nas carreiras estavam paradas, além disto, as funções que lhes eram atribuídas não eram as mais dignas.
Estes meus ex-colegas levaram o caso ao Tribunal de Trabalho, foram ouvidos, mas a advogada da empresa afirmou que não há acordo possível enquanto estiverem no sindicato.

4.       Enumerar algumas estruturas de representação coletiva de trabalhadores e indicar o tipo de estrutura e algumas das áreas de intervenção.
As comissões de trabalhadores, as associações sindicais, representantes dos trabalhadores param a segurança e saúde no trabalho, e outras estruturas previstas em lei específica, designadamente conselhos de empresa europeus, são algumas das estruturas de representação coletiva de trabalhadores.
As associações sindicais têm direitos e deveres na celebração de acordos coletivos de trabalho; prestar serviços de caracter económico e social aos seus associados; participar na elaboração de legislação do trabalho; participar nos procedimentos relativos aos trabalhadores no âmbito dos processos de reorganização de órgãos ou serviços.
Como é o caso da CGTP-IN (central sindical), que é constituída pelas associações sindicais nela filiadas que exercem a sua atividade no território nacional. As associações que constituem a CGTP-IN são os sindicatos, as federações e as uniões.
Uma outra central sindical é a UGT (central sindical), a democraticidade que caracteriza a central sindical e os sindicatos nela filiados resulta dos mecanismos estatutariamente consagrados de formas de participação descentralizadas, por forma a criar a igualdade de condições para todos os membros filiados.
As comissões de trabalhadores também têm, à semelhança dos sindicatos, deveres e direitos em receber todas as informações necessárias ao exercício da sua atividade; exercer o controlo de gestão nos respetivos órgãos ou serviços; participar nos procedimentos relativos aos trabalhadores no âmbito dos processos de reorganização de órgãos ou serviços; participar na elaboração de legislação do trabalho.
A comissão de trabalhadores da AutoEuropa (fábrica de automóveis em Palmela da Ford-VW) é um exemplo.





















Sem comentários:

Enviar um comentário