_5: Redes de Informação e Comunicação
Tema: Mass
Média (o impacto dos media na construção na opinião pública)
Proposta de trabalho
Os mass media – Vantagens e desvantagens
RÁDIO
Vantagens- É um meio de comunicação muito popular a nível
mundial, por isso mesmo, de grande aceitação. A acessibilidade da propagação de
informação ao alcance de qualquer pessoa. É um meio de comunicação barato, sem
grandes custos quando comparado com outros meios de comunicação. A
portabilidade é um ponto forte, pois em qualquer lugar, seja no trânsito, em
casa, no local de trabalho, na escola, posso escutar uma emissão de rádio, um
programa. Existem várias rádios temáticas com diferentes conteúdos de
informação, música, etc., onde posso escolher a rádio que mais me agrada.
Equipamento portátil de dimensões reduzidas e usamos como fonte de energia,
baterias ou pilhas.
Desvantagens- É um de comunicação limitado, não tem imagens.
As mensagens, informações não podem ser lidas. A informação que me é fornecida
é limitada, ou seja, a notícia não é muito longa, são notícias muito
sintéticas. Os produtos que me são propostos, têm uma fraca aceitação, visto
que não são atrativos e muitas das vezes repetitivos.
TELEVISÃO
Vantagens- É um meio de comunicação que mais utilizo devido
ao grande impacto que tem. É um excelente meio de informação para demonstração
de um produto que me interesse. Este meio de comunicação tem uma cobertura a
nível nacional elevada de penetração de todos os segmentos da população. Tem
imagens, os efeitos da cor, com os movimentos atraem-me. È um meio de
entretenimento, proporciona-me diversão a qualquer hora do dia. Adquiro mais
conhecimentos sobre programas culturais, aprender línguas, conhecer coisas
sobre o mundo.
Desvantagens- É um meio de comunicação pode provocar alguns
problemas de saúde como o sedentarismo, alterações de visão, quando visto em
excesso. O efeito zapping do controle remoto, não permite ver um programa
completo. Ver televisão em excesso, pode provocar uma falta de diálogo com a família
ou como os amigos. Para os jovens, pode haver uma falta de tempo para estudar.
REVISTAS/JORNAIS
Vantagens- Posso adquirir este meio de comunicação em
qualquer lugar, devido a uma elevada cobertura nacional. Maior tempo de
visualização de uma notícia em relação a outros meios de comunicação. Atinge de
uma forma direta e precisa a comunicação, as noticias que pretendo ler. É um
meio de comunicação de grande flexibilidade em termos de conteúdos e temas,
tais como, o desporto, a economia, a publicidade. É barato e de baixo custo
para o utilizador. Possibilidade de escolha em termos de jornais regionais.
Desvantagens- Existe uma elevada repetição e saturação de
informação, isto porque, é um meio de comunicação estático em termos de imagem.
Pessoas com poucos recursos literários têm dificuldade em entender e ler os
jornais e revistas.
INTERNET
Vantagens- Com a internet adquiri uma maior cultura do
conhecimento. Procura e busca de emprego. É um meio de comunicação rápido e fácil
de usar pela grande parte das pessoas. Possibilidade de fazer compras, pagar
contas através do homebanking, emitir um documento das finanças e da segurança
social. A partilha das redes sociais com familiares e amigos, criando um
ambiente saudável e divertido, através de imagens on-line e escrita. Num clique
posso ver imagens das ruas de Londres e Tóquio por ex. entre outras cidades.
Desvantagens- A privacidade de uma pessoa é posta em causa,
fico mais exposto a fraudes, roubo de dados pessoais. Pode causar problemas de
saúde, tais como, problemas de visão e obesidade entre os mais jovens. Os
custos deste meio ainda são demasiado caros, e em algumas regiões é difícil
conseguir uma conexão de banda larga.
CINEMA
Vantagens- É um meio que me causa um grande impacto visual.
Possibilidade de sair da rotina de ver cinema em casa com a família e amigos
numa ambiente agradável e divertido. Este é um meio de comunicação que utilizo
muito pouco, desde o aparecimento da TV por Cabo.
Desvantagens- É meio de comunicação demasiado caro. Ter que
me deslocar a uma sala de cinema.
Sem comentários:
Enviar um comentário