terça-feira, 8 de julho de 2014

CP_5: DEONTOLOGIA E PRINCÍPIOS ÉTICOS

·         Comunidade Global
ATIVIDADE PROPOSTA N.º1
1.       Os estudiosos do tema ao qual o texto 1 se refere, fazem uma distinção entre “moral” e “ética”. Demonstre essa distinção.

A moral é definida como o conjunto de normas e princípios, preceitos e costumes, valores que nomeiam o comportamento do individuo no grupo social.
A ética é definida como a teoria do conhecimento ou a ciência do comportamento moral que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral duma sociedade.
Ou seja, a moral é vivida, relaciona-se coma conduta diária das pessoas pelo que ninguém escapa á sua esfera. A ética é pensada, reflete sobre a legitimidade das condutas, pelo que é obra essencialmente dos filosóficos.

Exemplos relacionados com o texto:

MORAL – Problemas com as nossas decisões escolhidas, ações e comportamentos pelos quais exige uma avaliação um julgamento, um juízo de valores entre o que socialmente é considerado o bom e o mau, justo ou injusto, certo ou errado.

ÉTICA – A exploração de mão-de-obra infantil (Brasil); a ética no campo politico, económico que envolve questões de valor de convivência, a consciência e ajustiça.

Quem envolve a vida humana, colocando a mesma em risco, impõem-se necessariamente a um problema ético.


2.       A moral e a ética não nascem com o homem, construem-se a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem. Comentar a ideia anterior.

Os homens e a sociedade devem em primeiro pensar e responder á seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?” Trata-se de uma pergunta fácil, mas de difícil resposta. Ora, esta é a questão central da moral e da ética nas relações com os outros seres humanos nas sociedades.
Para já deve-se distinguir o bem do mal, o correto e o incorreto, devemos refletir sobre um conjunto de princípios e normas que uma sociedade estabelece para a sua convivência numa vida social e comunitária, o ser humano descobre e realiza enquanto um ser moral e ético.

 Nenhum homem é uma ilha”. Esta famosa frase do filósofo inglês Thomas More, ajuda-nos a compreender que a vida humana é convívio. Para o ser humano viver é conviver. É justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético. É na relação com o outro que surgem os problemas e as indagações morais: o que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como comportar-me perante o outro? Diante da corrupção e das injustiças, o que fazer?
Portanto, constantemente no nosso cotidiano encontram situações que nos colocam problemas morais. São problemas práticos e concretos da nossa vida em sociedade, ou seja, problemas que dizem respeito às nossas decisões, escolhas, ações e comportamentos - os quais exigem uma avaliação, um julgamento, um juízo de valor entre o que socialmente é considerado bom ou mau, justo ou injusto, certo ou errado, pela moral vigente de uma sociedade.

Conclusão:
Nenhum ser humano sem outro constrói uma sociedade.

3 - Com Inspiração no texto refira exemplos da realidade portuguesa criticando simultaneamente a ausência ou não ausência de ética e moral.

Exemplos de Perca de ausência de ética e moral em Portugal:
- As pessoas preocupam-se mais em "ter" do que em "ser"
- Há um abaixamento dos padrões éticos: hoje tudo é admissível e confunde-se liberdade com permitir.
 - Há uma grande falta de qualidade das elites nacionais: os portugueses não têm referências
 - A comunicação social, e sobretudo a televisão, contribuem em larga escala para a qualidade moral do país
Exemplos de não Auxência de ética e moral em Portugal:
- As detenções de figuras públicas mostram que ninguém está acima da lei
 - O facto de alguns, pela prática de atos ilegais, demonstrarem uma ausência de padrões éticos, não significa que toda a sociedade padece dessa mesma ausência de valores.

No texto podemos referenciar no Brasil
 - A mão-de-obra – infantil 
- Pelo preconceito racial
- Pelas injustiças socioeconómicas
- Etc.

4.       Um comentário ao vídeo visionado na aula relacionando-o com o conteúdo do texto 1. Comente.

Segundo o conceito de Ética, neste filme que foi visionado, a ética não se aplica nestas imagens. A mulher nestes países, é descriminada, subjugada ao homem, não tem direitos, não existe uma igualdade de direitos entre homem e mulher.
Estes costumes e usos segundo o conceito da Moral acaba por ser aceite de uma forma normal, visto que são costumes aplicados de há muitos anos, nesta sociedade de países Islâmicos.





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