terça-feira, 8 de julho de 2014

CP_5: Deontologia e Princípios Éticos

Ética e Desenvolvimento Institucional

Tema: Visualização do filme – “Água”

ATIVIDADE PROPOSTA Nº 3

1.       Os principais temas focados no filme.
Os principais temas focados no filme são: os direitos cívicos das mulheres na sociedade indiana dos anos 30; a pobreza extrema; a religião; a violência e exploração sexual das mulheres indianas; a diferença de classes sociais, as chamadas castas (estratos sociais).
Este filme retrata os anos 30 na India. Um grupo de mulheres que eram encarceradas em casas de acolhimento, chamadas “lar das viúvas”, quando perdiam os seu maridos. Segundo a tradição na India, estas mulheres ficam isoladas do resto da sociedade até ao fim das suas vidas, não podendo voltar a casar.
Estas mulheres viviam da caridade, não tinham dinheiro para o seu sustento. As mulheres mais novas prostituíam-se para poder pagar as despesas das mais velhas. Estas situações eram do conhecimento geral da população indiana, legalizada pelo governo de então, mas todos pareciam ignorar.

2.        Alguns assuntos tratados no filme.
O filme aborda os costumes e usos da sociedade indiana nos anos 30.
Alguns assuntos tratados no filme tais como:
- A religião;
- A violência sexual;
- A pobreza;
- Os direitos humanos e cívicos das mulheres indianas;
- As diferenças de classes sociais (as CASTAS), estas diferenças são um dos principais problemas de desigualdades sociais na sociedade indiana.
Sendo a India um país do 3º mundo, onde a pobreza extrema constitui a grande parte da população e as desigualdades sociais são muito acentuadas.
O homem tem uma posição de superioridade em relação á mulher indiana, não podendo esta tomar decisões próprias, está dependente da vontade do homem.
A religião tem um papel determinante nos comportamentos e do modo de vida da sociedade indiana.
Em conclusão, a mulher indiana, sofre de uma forte discriminação social e até sexual, as desigualdades de género (entre homens e mulheres) são enormes.
3.       Opinião sobre o filme e uma análise crítica do mesmo.
O filme “Água”, transmite uma forte imagem de emoções e de reflexões sobre os direitos humanos cívicos na sociedade indiana. Este filme narra a história de uma menina chamada Chuyia de apenas 8 anos. Esta menina já é viúva e nunca conheceu o marido. De acordo com a tradição indiana, Chiuya é enviada para uma casa que acolhe viúvas, uma cas onde as mulheres são obrigadas a ficar isoladas do resto da sociedade até ao final das suas vidas.
O filme é uma profunda reflexão meditação sobre as condições de vida daquelas mulheres, acerca da pressão em que vivem.
A história do filme, da menina de 8 anos, sensibilizou-me de uma forma muito intensa as minhas emoções afetivas.




Sem comentários:

Enviar um comentário