sexta-feira, 18 de julho de 2014

STC_6 - Núcleo Gerador 6: MODELOS de URBANISMO e MOBILIDADE-Mobilidades locais e globais: as migrações

PROPOSTA DE TRABALHO, VISUALIZAÇÃO DO DOUMENTÁRIO: “A MARCHA DOS PINGUINS”



1.       Tendo em conta os fluxos migratórios dos animais, neste caso em particular, das aves elabore uma reflexão acerca do documentário, visionado, em que aborde a importância dos fluxos migratórios para a sobrevivência desse animais e a influência que tem para a natureza. (Elabore um texto bem estruturado, com um mínimo de 150 palavras).
   Dando uma definição de fluxo migratório, são grupos de animais que se deslocam periodicamente ou não, do seu habitat natural para outro espaço físico.
   Os animais migram à procura das condições relacionadas com o seu habitat sendo o clima e a alimentação, os motivos principais das suas deslocações. Em alguns casos, estes grupos de animais, movem-se por falta de comida, geralmente causado pelos Invernos rigorosos desses locais e também para darem continuidade da espécie na procriação.
   Independentemente de serem mamíferos, aves ou peixes, todas as espécies animais que migram, fazem-no praticamente pelos mesmos motivos, ou seja, em busca de alimento, de proteção, de melhores condições climatéricas e de locais mais seguros para a procriação.
   Para além do exemplo dos Pinguins Imperiais visionados no documentário, vou dar outro exemplo de migração animal, os salmões e outras espécies que nascem em rios e depois dirigem-se para o mar quando se tornam autónomos e adultos. Mais tarde, os salmões voltam a subir os rios para acasalar, e depositarem as suas ovas nas águas calmas do rio. Os salmões acabados de nascer seriam presas fáceis aos predadores do mar, assim, depositam as ovas em local favorável à procriação.
   Em conclusão, para os animais, as migrações são importantes para a sobrevivência das suas espécies.


                                                                                      


Sem comentários:

Enviar um comentário