UC_5: Redes de Informação e Comunicação
Tema: Mass
Média
GRUPO I
1. O tipo de comunicação em massa que mais
utilizo para me manter informado.
O tipo de
comunicação em massa que mais utilizo são os meios audiovisuais, a televisão.
2.
O que
entendo por opinião pública.
Entendo por
opinião pública o conjunto de ideias de que partilha um grupo social, a
população acerca de um assunto determinado (questões politicas, económicas e
sociais). A opinião pública é abstrata, tendo em conta que só se recolhe
através de questionários, inquéritos ou trabalhos semelhantes.
Os meios de
comunicação são um dos principais emissores de opinião pública.
3.
Um
exemplo de como a minha opinião pública foi influenciado por uma notícia,
através de um meio de comunicação.
O caso CASA PIA (caso de pedofilia).
O processo casa Pia, transformou-se num
processo de justiça popular, quando este caso foi notícia em 2002.
A falta de esclarecimento para estudarem os
assuntos em profundidade por parte dos tribunais, meios comunicação, acabaram
por influenciar a minha opinião de uma foram negativa. A televisão privada, TVI,
fez uma condenação dos arguidos na praça pública que influenciou a opinião dos
portugueses.
4.
A
importância dos mass media na sociedade atual e os meios de comunicação que
mais me influenciam o meu quotidiano e de que modo.
Os mass
media na minha opinião indica-nos uma grande e variada informação á
sociedade de uma forma negativa ou positiva.
A informação em determinadas situações é
utilizada para influenciar a sociedades, os vários canais de comunicações estão
a ser utilizados de uma forma não muito clara para atingir os seus meios. Todos
os dias somos “bombardeados” na televisão, na rádio, na internet e na impressa
escrita. Por exemplo, nas campanhas eleitorais, os políticos com o seu discurso
feroz e convincente fazem crer aos eleitores a verdade da sua mensagem, apesar
de nunca de por em prática aquilo que prometerem nas campanhas eleitorais. Um
outro exemplo, os anúncios de produtos publicitários, uma parte das vezes
acontece que a qualidade desses mesmos produtos não seja a mais fiável e
verdadeira. Assim posso afirmar que a linguagem utilizada nos media estão focados em vender e
promover, através da influência que exercem sob as pessoas.
Atualmente, vive-se numa sociedade em que a
informação publicitária não está visível aos olhos das pessoas. Estas
informações influenciam as nossas decisões de uma forma negativa ou positiva,
mesmo ás pessoas que não estão em contacto direto com os mass media.
Por outro lado, os meios de comunicação, tornam
os indivíduos mais informados, mais educados, mais sabedores através da
informação adquirida.
Os
meios de comunicação que mais me influenciam são:
-A televisão; a
internet; os jornais.
Assim, posso concluir que os mass media são um excelente veículo de
transmissão de: informar, educar, de lazer para as diferentes camadas da
sociedade, como pode ter um efeito ao contrário, de influenciar de uma forma
negativa.
5.
A
opinião pública se deixa manipular. E na elaboração da resposta, ter em conta
um caso mediático registado na sociedade atual e se o trabalho desenvolvido
pelos mass media, tem sido positivo
ou negativo para a sociedade.
Os meios de comunicação (mass media), têm uma grande influência nas nossas decisões de uma
maneira geral, mas existem indivíduos que não são influenciados. Existem casos
em que pessoas, mudam de opinião de uma forma favorável para uma decisão
desfavorável e vice-versa.
Dou o exemplo ocorrido em 2002, o caso CASA
PIA, em que a comunicação social fez uma cobertura deste caso, uma apreciação
negativa em relação aos arguidos, tentando manipular a opinião pública dos
portugueses, através de notícias relatadas por jornalistas pouco fiáveis e lobbies poderosos (classe politica,
poder económico) que exerceram sobre os mass
media.
GRUPO
II
1. Definir prime-time.
Prime-time ou horário nobre, é o período de tempo da
noite entre as 20.00h e as 24.00h e o período de almoço, estes dois espaços
televisivos diários em que existe a maior audiência de espectadores. Uma grande
parte da faturação das emissoras vem dessas horárias, que representam em torno
de 80% do lucro anual das televisões.
2. O facto de o prime-time de ser o momento
específico de divulgação de produtos publicitários nos media.
As vantagens
de se comunicar neste espaço de tempo, são sem dúvida imensas, devido ao número
de espetadores de todas as faixas etárias que assistem a programas de
televisão. Assim a mensagem a ser transmitida poderá ter muito mais impacto e aceitação, bem como a
função da publicidade é aumentar as vendas e por consequência, o lucro das
empresas anunciantes e televisões.
3. Alguns programas e produtos publicitários
que passam durante o prime-time.
Alguns programas que conheço que passam em prime-time:
-Programas
de informação, tais como: o telejornal (RTP1); o Jornal da Noite (SIC);
o Jornal da Nacional (TVI)
-Programas
de entretenimento, tais como: as telenovelas dos três canais em sinal
aberto; a Casa dos Segredos (TVI); Quem Quer Ser Milionário (RTP1).
Produtos
publicitários: As grandes superfícies comerciais, tais como;
Continente, Jumbo; Pingo Doce.
As operadoras de comunicações móveis, têm uma grande
presença neste horário nobre, para a divulgação do seu produto.
Alguns produtos de higiene pessoal, marcas de pasta
dentífricas, shampôs.
GRUPO III
1. Indicar o problema social tratado na
campanha supracitada.
A existência do racismo no futebol.
Campanha “Respect-Racismo no Futebol”
2. Explicar o facto de o futebol ser um
desporto bastante utilizado para a realização de campanhas publicitárias sobre
determinados problemas sociais.
Sendo o futebol um jogo de grandes massas e de grandes
audiências nos meios de comunicação a nível mundial, este desporto é um ótimo
veiculo de divulgação para transmitir campanhas publicitárias sobre
determinados problemas sociais, assim, chega até ás pessoas de todo o mundo a
informação desejada por parte das entidades ligadas ao futebol, tais como: a
FIFA; UEFA.
3. Algumas campanhas publicitárias destinadas
ao constrangimento e regulação de determinados problemas sociais.
Refiro a campanha publicitária de Prevenção Rodoviária. Atualmente os acidentes rodoviários
constituem a principal causa de morte não natural em Portugal. As campanhas publicitárias de prevenção rodoviária
que representam o objeto de reflexão e analise deste flagelo.
A campanha publicitária de “Uma voz Ativa Contra a Violência
Doméstica”.
No dia 25 de Novembro comemora-se o dia Internacional
para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres”.
Campanhas de Antitabagismo, “Pela Sua Saúde Não Fume”,
passada nas televisões portuguesas.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Sentiu
dificuldades em responder às questões anteriores? Indique-as.
Nas questões 4 e 5 do grupo I.
Necessitar de
melhorar para ultrapassar essas minhas dificuldades.
Praticar mais e melhor a escrita. Sinto ainda algumas
dificuldades na construção de frases.
Sem comentários:
Enviar um comentário