terça-feira, 8 de julho de 2014

CP_5: Deontologia e Princípios Éticos

PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

Atividade proposta nº 2

1.       Uma outra definição de globalização para da que vem da ficha.

   A globalização é um conjunto de transformações de ordem política, económica e financeira a nível mundial, nos finais do séc. XX. A globalização tem pontos comuns na economia, socialmente, culturalmente e politica, que podemos designar de ALDEIA GLOBAL.
   O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras, a expansão de negócios, até então restritos ao mercado interno para mercados distantes e emergentes.
   A globalização tem o seu lado negativo, ou seja, incentivou as atividades ilegais, tais como: a prostituição; pedofilia; tráfico de armas; tráfico de droga; lavagem de dinheiros; aumento das organizações criminosas.


2.       Identificar as dimensões que constituem a globalização.

São as várias dimensões do processo de Globalização:
- Ordem económica- Com a globalização, as trocas comerciais intensificaram-se de uma forma muito acelerada. A transnacionalização da produção e das práticas comerciais.
- Ordem política- Acordos entre países de vária ordem.
- Ordem jurídica- Descontrolo das leis de trabalho, serviços comerciais e de capitais.
- Ordem cultural- Perda de identidade cultural, costumes e usos dos países.
 -Ordem Social- Afirmação de uma nova classe capitalista transnacional.
 -Ordem demográfica-Houve uma maior deslocação de pessoas a trabalhar para outros países.
 -Ordem religiosa- Expansão do Islamismo, dando origem a uma “guerra santa” entre o ocidente e oriente, o cristianismo e o islamismo. Aparecimento de novas ordens religiosas associadas á multiculturalidade.

      3.1.  Elaborar um inventário de 3 produtos que estejam na despensa da sua casa, tendo  em conta os seguintes:
-onde foi produzido cada produto.
-em quantas línguas está escrito o rótulo.
-predomínio da região geográfica para onde se destina o produto.

·         Pacote de bolachas tipo Maria, marca branca, comprado nos supermercados DIA. Produzido na União Europeia. O rótulo está escrito em três línguas: português; espanhol e grego.
·         Uma lata de sardinhas em óleo vegetal, marca branca, adquirido nos supermercados DIA, fabricado na U.E. para DIA, o rótulo está escrito em português e espanhol.
·         Um pacote de cereais de marca branca, comprado nos supermercados PNGO DOCE, produzido em Portugal. O rótulo apenas está escrito em português.








Sem comentários:

Enviar um comentário