PROCESSO DE
GLOBALIZAÇÃO
Atividade
proposta nº 2
1.
Uma
outra definição de globalização para da que vem da ficha.
A
globalização é um conjunto de transformações de ordem política, económica e
financeira a nível mundial, nos finais do séc. XX. A globalização tem pontos
comuns na economia, socialmente, culturalmente e politica, que podemos designar
de ALDEIA GLOBAL.
O
processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países
interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras, a expansão
de negócios, até então restritos ao mercado interno para mercados distantes e
emergentes.
A
globalização tem o seu lado negativo, ou seja, incentivou as atividades
ilegais, tais como: a prostituição; pedofilia; tráfico de armas; tráfico de
droga; lavagem de dinheiros; aumento das organizações criminosas.
2.
Identificar
as dimensões que constituem a globalização.
São as várias dimensões do processo de Globalização:
- Ordem económica- Com a globalização, as trocas comerciais
intensificaram-se de uma forma muito acelerada. A transnacionalização da
produção e das práticas comerciais.
- Ordem política- Acordos entre países de vária ordem.
- Ordem jurídica- Descontrolo das leis de trabalho, serviços
comerciais e de capitais.
- Ordem cultural- Perda de identidade cultural, costumes e
usos dos países.
-Ordem
Social- Afirmação de uma nova classe capitalista transnacional.
-Ordem demográfica-Houve
uma maior deslocação de pessoas a trabalhar para outros países.
-Ordem religiosa- Expansão
do Islamismo, dando origem a uma “guerra santa” entre o ocidente e oriente, o
cristianismo e o islamismo. Aparecimento de novas ordens religiosas associadas
á multiculturalidade.
3.1. Elaborar um inventário de 3 produtos que
estejam na despensa da sua casa, tendo em
conta os seguintes:
-onde foi
produzido cada produto.
-em quantas
línguas está escrito o rótulo.
-predomínio da
região geográfica para onde se destina o produto.
·
Pacote de bolachas tipo Maria, marca branca,
comprado nos supermercados DIA. Produzido na União Europeia. O rótulo está
escrito em três línguas: português; espanhol e grego.
·
Uma lata de sardinhas em óleo vegetal, marca
branca, adquirido nos supermercados DIA, fabricado na U.E. para DIA, o rótulo
está escrito em português e espanhol.
·
Um pacote de cereais de marca branca, comprado
nos supermercados PNGO DOCE, produzido em Portugal. O rótulo apenas está
escrito em português.
Sem comentários:
Enviar um comentário