UC_5: Redes de Informação e Comunicação
Tema: Redes
Sociais (Relacionar a evolução das redes tecnológicas com a transformação das
redes sociais)
1.
O que
entende por redes sociais na Internet?
Redes sociais é
uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, ligadas por um ou
vários tipos de relações, que partilham um interesse, conversa e fotos em
comum. O objetivo é entrar em contacto com pessoas e proporcionar a comunicação
e portanto estabelecer laços sociais. São páginas na Web que facilitam a
interação entre os membros em diversos locais no mundo, em apenas breves
segundos, partilhamos uma foto nas redes sociais, que pode ser visualizada em
qualquer parte do mundo.
2.
As
redes sociais que conheço. Identificar na figura.
Facebook, Twitter, Youtube, Vimeo,
Blogger, Mysapce.
3.
A
rede social que apresenta maior percentagem de usuários.
A rede social
que tem maior percentagem de usuários é a rede social Facebook.
4.
Utiliza
alguma rede social? Qual? Fazer um comentário critico sobre a mesma.
Utilizo as redes
sociais Twitter, Youtube e Facebook.
O Twitter é a
rede social que mais utilizo. É uma rede social e servidor microblogging que
permite aos utilizadores enviar e receber atualizações pessoais de outros
contatos (em textos até 140 caracteres).
As utilizações
são exibidas no perfil de cada utilizador em tempo real e também enviadas a
outros utilizadores seguidores que tenham assinado para receber essas
mensagens. O serviço é gratuito pela Internet.
O Twitter foi
criado em 2006 por Jack Dorsey.
O Twitter
permite uma excelente troca de informações com diversas redes sociais, entre
elas o Facebook, em que é possível com que o utilizador poste no Twitter seja
postado numa outra contra do Facebook e vice-versa.
Esta rede social
tem um aspeto negativo, tem uma limitação de 104 caracteres por mensagem, é uma
critica que faço.
5.
Indicar
vantagens e desvantagens das redes sociais.
Vantagens das redes sociais:
- A comunicação
com outras pessoas, fazer novos amigos, encontrar amigos e familiares que há
muito tempo não se falam.
- Manter contato
com amigos e familiares que estão longe.
- É uma
ferramenta importante o aumento da visibilidade de uma marca e da credibilidade
das empresas.
- Ofertas de
emprego.
Desvantagens:
- Exposição das
suas preferências e dos seus costumes.
- Exposição de
fotos pessoais.
- Utilizar
informações pessoais á vista de todos.
- Falta de
privacidade.
- Um hacker pode
roubar senhas e fazer-se passar por essa pessoa e enviar mensagens falsas e
fotos.
- Circulação de
vírus nas redes sociais.
- Utilização das
fotos pessoais para sites mal-intencionados.
6.
Indicar
as situações problemáticas indicadas do documento 1, em que os utilizadores das
redes sociais on-line, podem incorrer.
As situações são
inúmeras, tais como:
- Nunca se sabe
que está do outro lado, palavra a palavra vai-se construindo uma imagem que
muitas vezes está bem longe da realidade.
- Os mais
jovens, fazem-se amigos com que se conversa durante horas e trocam-se fotos
que, muitas das vezes potenciam os perigos e ameaças ajudados em muitos dos
casos por um acompanhamento parental deficiente ou insuficiente.
- O uso de uma
linguagem obscena aceite por todos, e a presença do estereótipo sexista contra
a mulher em centenas de perfis do hi5 de adolescentes portuguesas.
- Existe uma
grande exposição ao nível fotográfico, particularmente as raparigas fazem
nestas fotos, isto é, expõem-se de uma foram ousada e muitas vezes obscenas,
facilitando a tarefa dos predadores que já não se encontram no jardim-infância
mas que se encontram nestas redes sociais e virtuais.
7.
Avaliar
a importância do site You Tube, no ciberespaço.
O youtube é um
site, uma rede social que permite os seus utilizadores carregue e partilhem
vídeos em formato digital.
É uma rede
social mais popular que existe neste género de compartilha de vídeos.
O sucesso deste
site se deve a alguns recursos essenciais, tais como, recomendações de vídeos
por meio de lista de “Vídeos Relacionados”, um link de e-mail que permite o
compartilhamento de vídeos, comentários e outras funcionalidades inerentes á
redes sociais, e um reprodutor de vídeo que se pode visualizar vídeos.
Em conclusão o
Youtube, é o maior canal de televisão do mundo, dedicado á música, vídeos
caseiros e totalmente gratuito.
Sem comentários:
Enviar um comentário