terça-feira, 8 de julho de 2014

STC_5-Redes de Informação e Comunicação

UC_5: Redes de Informação e Comunicação
Tema: Redes Sociais (Relacionar a evolução das redes tecnológicas com a transformação das redes sociais)

1.       O que entende por redes sociais na Internet?
Redes sociais é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, ligadas por um ou vários tipos de relações, que partilham um interesse, conversa e fotos em comum. O objetivo é entrar em contacto com pessoas e proporcionar a comunicação e portanto estabelecer laços sociais. São páginas na Web que facilitam a interação entre os membros em diversos locais no mundo, em apenas breves segundos, partilhamos uma foto nas redes sociais, que pode ser visualizada em qualquer parte do mundo.

2.       As redes sociais que conheço. Identificar na figura.
Facebook, Twitter, Youtube, Vimeo, Blogger, Mysapce.

3.       A rede social que apresenta maior percentagem de usuários.
A rede social que tem maior percentagem de usuários é a rede social Facebook.

4.       Utiliza alguma rede social? Qual? Fazer um comentário critico sobre a mesma.
Utilizo as redes sociais Twitter, Youtube e Facebook.
O Twitter é a rede social que mais utilizo. É uma rede social e servidor microblogging que permite aos utilizadores enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos até 140 caracteres).
As utilizações são exibidas no perfil de cada utilizador em tempo real e também enviadas a outros utilizadores seguidores que tenham assinado para receber essas mensagens. O serviço é gratuito pela Internet.
O Twitter foi criado em 2006 por Jack Dorsey.
O Twitter permite uma excelente troca de informações com diversas redes sociais, entre elas o Facebook, em que é possível com que o utilizador poste no Twitter seja postado numa outra contra do Facebook e vice-versa.
Esta rede social tem um aspeto negativo, tem uma limitação de 104 caracteres por mensagem, é uma critica que faço.

5.       Indicar vantagens e desvantagens das redes sociais.
Vantagens das redes sociais:
- A comunicação com outras pessoas, fazer novos amigos, encontrar amigos e familiares que há muito tempo não se falam.
- Manter contato com amigos e familiares que estão longe.
- É uma ferramenta importante o aumento da visibilidade de uma marca e da credibilidade das empresas.
- Ofertas de emprego.
Desvantagens:
- Exposição das suas preferências e dos seus costumes.
- Exposição de fotos pessoais.
- Utilizar informações pessoais á vista de todos.
- Falta de privacidade.
- Um hacker pode roubar senhas e fazer-se passar por essa pessoa e enviar mensagens falsas e fotos.
- Circulação de vírus nas redes sociais.
- Utilização das fotos pessoais para sites mal-intencionados.

6.       Indicar as situações problemáticas indicadas do documento 1, em que os utilizadores das redes sociais on-line, podem incorrer.
As situações são inúmeras, tais como:
- Nunca se sabe que está do outro lado, palavra a palavra vai-se construindo uma imagem que muitas vezes está bem longe da realidade.
- Os mais jovens, fazem-se amigos com que se conversa durante horas e trocam-se fotos que, muitas das vezes potenciam os perigos e ameaças ajudados em muitos dos casos por um acompanhamento parental deficiente ou insuficiente.
- O uso de uma linguagem obscena aceite por todos, e a presença do estereótipo sexista contra a mulher em centenas de perfis do hi5 de adolescentes portuguesas.
- Existe uma grande exposição ao nível fotográfico, particularmente as raparigas fazem nestas fotos, isto é, expõem-se de uma foram ousada e muitas vezes obscenas, facilitando a tarefa dos predadores que já não se encontram no jardim-infância mas que se encontram nestas redes sociais e virtuais.

7.       Avaliar a importância do site You Tube, no ciberespaço.
O youtube é um site, uma rede social que permite os seus utilizadores carregue e partilhem vídeos em formato digital.
É uma rede social mais popular que existe neste género de compartilha de vídeos.
O sucesso deste site se deve a alguns recursos essenciais, tais como, recomendações de vídeos por meio de lista de “Vídeos Relacionados”, um link de e-mail que permite o compartilhamento de vídeos, comentários e outras funcionalidades inerentes á redes sociais, e um reprodutor de vídeo que se pode visualizar vídeos.
Em conclusão o Youtube, é o maior canal de televisão do mundo, dedicado á música, vídeos caseiros e totalmente gratuito.










Sem comentários:

Enviar um comentário