quarta-feira, 2 de julho de 2014

CP_1 - Liberdades e Responsabilidades - Nazismo

CP_1: Liberdade e Responsabilidade Democráticas
Título do documentário: O Século do PovoRaça Superior
Assunto: História do Século XX – Nazismo

1.       Descrever exemplos ou situações, que o documentário apresente, que demonstrem que o nazismo punha em causa os seguintes direitos:

1.1. Liberdade de expressão/pensamento
Na Alemanha Nazi não existia liberdade de expressão e pensamento. A destruição e queima de livros de pensamentos opositores ao regime Nazi. Os opositores á ideologia Nazi eram presos e torturados. Para controlar os meios de comunicação social usava-se a censura para poder controlar principalmente os jornais. Para criar um estado totalitário havia as secções de assalto- as camisas castanhas-, as secções de segurança (SS), e a Gestapo que era a polícia política do regime.

1.2. Liberdade religiosa
Não havia liberdade religiosa na Alemanha Nazi. O Judaísmo era uma religião praticada pelos judeus que não podia ser difundida na Alemanha. A destruição de Sinagogas, igrejas dos judeus. Existia a perseguição às igrejas cristãs e outras liberdades religiosas, que defendiam que todas as raças eram iguais, que ia contra a ideologia nazi.

1.3. Igualdade
O centro da ideologia nazi é a raça. A teoria nazista defende que a raça ariana é a raça superior em comparação a todas as outras raças. A raça inferior era a dos judeus. Os homossexuais e ciganos eram também tratados com indiferença e racismo.

1.4. Direito á vida
O direito á vida era posto em causa no regime Nazi. Prova disso são os campos de concentração, para onde eram enviados os judeus a fim de serem eliminados. As experiências médicas que eram feitas em doentes mentais, e doentes em fase terminal que acabavam por ser mortos, por consequência da fome. Os homossexuais e ciganos eram pessoas que eram perseguidas e eliminadas.




1.5. Proteção da Lei
Foram criadas Leis de Proteção ao sangue e honra dos alemães. Foi dado poderes ao Terceiro Reich, que toda a ideologia anti judeus do nazismo, que permitia e divulgava os processos de perseguição aos judeus na Alemanha.

1.6. Direito ao Trabalho
Na Alemanha Nazi os sindicatos foram extintos e o direito á greve era ilegal. Foram dados imensos poderes aos patrões, e os empregados estavam submissos em relação a estes. As leis do trabalho existentes na Alemanha Nazi, não eram para proteger os operários. Todo o trabalhador tinha que realizar o máximo de trabalho possível e pagos com salários baixos.

1.7. Direito á educação
As escolas alemãs rapidamente foram impostas o regime nazista, os professores eram defensores ou membros do partido nazi, a fim de transmitir a ideologia nazi aos jovens alemães. Também foi criada a Juventude Hitleriana na Alemanha que era obrigatória para todos os jovens alemães. Os restantes jovens, os judeus e outras minorias étnicas não tinham acesso á educação.

1.8. Direitos das crianças
Os direitos das crianças judias não existiam. Estas eram enviadas para campos de concentração, privadas de uma educação condigna.

2.       O aspeto que achei mais impressionante no documentário. E porquê?
O que mais me impressionou no documentário foi o campo de concentração de Auschwitz. Eram campos de trabalhos forçados compostos por judeus, prisioneiros de guerra, opositores ao regime nazi. Muitos destes prisioneiros morriam de doença, de fome, as condições de higiene eram praticamente nulas. As câmaras de gás, local onde eram eliminados os judeus de uma forma extremamente cruel e maldosa.
 







Sem comentários:

Enviar um comentário