sexta-feira, 18 de julho de 2014

CP_4 - Núcleo gerador 4: Processos Identitários - Papel da deontologia na construção de uma cultura organizacional.

ATIVIDADE N.º 5

1.       Explicite o conceito de “Pertença”.
A explicação do conceito de “pertença” define-se a um sentimento que une as pessoas, está no interior de algo, e que é essencial para a nossa existência. O ser humano tem a necessidade de viver em comunidade, e estar integrado, fazer parte de uma família, de um grupo, de uma sociedade. Necessitamos de interagir com os nossos semelhantes, por este motivo pertencemos a um país, temos as nossas crenças religiosas, pertencemos a um clube de futebol.
Este sentimento nasce com a pessoa, e é resultante da convivência e partilha de características, gostos e objectivos que pertence a todos em comum.


2.       Relacione “Pertença” e Lealdade”.
Estes dois conceitos estão interligados, a “pertença” e a lealdade. A lealdade deve ser uma característica que nasce em cada um de nós, para depois lidarmos com os outros, de acordo com o cumprimento daquilo que exigem com as leis da fidelidade e da honra. Uma pessoa de bem deve ser leal a outras pessoas, organizações (como a empresa para a qual se trabalha) e à sua nação.
As nossas relações pessoais devem ser orientadas por códigos deontológicos e bom senso, agindo de acordo com as normas e valores morais da sociedade em que estamos inseridos. As sociedades tal como os grupos sociais têm as suas condutas/normas e para podermos estar integrados não se pode “enganar” nem sermos falsos com os outros, porque só assim os resultados são cumpridos e fazem sentido. Se não agirmos desta maneira, corremos o risco de sermos postos de lado e marginalizados.





3.       Avalie o contributo de uma postura deontológica para solidez das organizações.
Nos empregos que tive ao longo do meu percurso profissional, orientei-me e respeitei sempre por uma conduta deontológica. Posso dar um exemplo meu que, quando fui trabalhador da Mota-Engil, onde desempenhava funções de operário fabril na fabricação de sinalização rodoviária, eu não podia revelar as obras que estavam a decorrer a outras empresas da mesma atividade, ou seja, da concorrência. Neste caso, o sentimento de pertença e de lealdade são muito importantes, por que fazia parte de um coletivo de trabalho que sempre respeitei e mantive uma conduta deontológica, caso contrário poderia sofrer sanções de vária ordem. 


Sem comentários:

Enviar um comentário