segunda-feira, 30 de junho de 2014

Valores Éticos na Profissão

CP_5: Deontologia e Princípios Éticos
Códigos de ética e padrões deontológicos


Os valores éticos que se poderá encontrar ou que poderiam constar das regras de conduta da actividade profissional que exerce ou que gostaria de ter no futuro.


Análise dos textos de Victoria Campos (texto A), José Manuel Moreira (texto B), Uría Menéndez (texto C), blog (texto D).


Os valores éticos no exercício da minha actividade profissional no sector das obras públicas (construção civil), ou que poderia e gostaria de encontrar numa outra profissão que mais dou importância são o Humanismo e a Responsabilidade.

O Humanismo é ter humanidade, ser humano na minha profissão em saber viver, respeitar e ajudar os outros quando estes necessitam de ajuda nas suas tarefas profissionais no local de trabalho, com a finalidade de proporcionar um bom ambiente. Valorizar e respeitar o outro ser humano no meu local de trabalho é uma condição humana acima de tudo, isto, está relacionado com a generosidade e preocupação em valorizar os atributos das relações humanas. Tendo esta atitude na minha profissão, valorizou-me a minha auto-estima e ajudou-me a criar laços fortes com os meus colegas de trabalho.

A Responsabilidade é outro valor ético fundamental na minha profissão na minha opinião. Sem responsabilidade a pessoa não pode demonstrar lealdade, nem espírito de iniciativa. Uma pessoa que se sinta responsável pelos resultados do grupo de trabalho terá maior probabilidade de agir de maneira mais favorável aos interesses do grupo e dos clientes.
É algo que fortalece a auto-estima de cada pessoa. Só pessoas que tenham auto-estima e sentimento de poder próprio são capazes de assumir responsabilidades. Elas sentem um sentido de vida, alcançado metas sobre as quais concordam previamente e pelas quais assumiram responsabilidades de uma maneira consciente.

As pessoas que optam por não assumir responsabilidades podem ter dificuldades em encontrar um significado em suas vidas, estes tipos de comportamentos, quando não postos em prática de uma maneira correta, está sujeito a sanções por parte das chefias da empresa onde se trabalha. Em conclusão, se eu não assumisse uma atitude de responsabilidade no meu local de trabalho, jamais teria uma boa integração num grupo de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário